Na última quarta-feira (1º), Dr. Laércio (PT) tomou posse como o novo prefeito de João Monlevade. Com 73 anos, Dr. Laércio, que tem ensino superior completo, já iniciou sua gestão com a promessa de trabalhar para o progresso e desenvolvimento da cidade.
Dr. Laércio é casado e, de acordo com a declaração feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possui um patrimônio de R$ 4.882.256,56 e exerce a função de prefeito.
Ao lado dele, assume como vice-prefeita Dorinha Machado (MDB), de 66 anos, que também tem ensino superior completo e é casada. Em sua declaração ao TSE, Dorinha, que ocupa o cargo de aposentada, revelou possuir um patrimônio de R$ 3.211,02.
No Instagram, ele escreveu: “Uma grande alegria e uma enorme responsabilidade. Tomar posse como Prefeito reeleito de João Monlevade, juntamente com a vice- prefeita @dorinhamachado é mais uma página dessa história de luta, compromisso e amor por essa cidade que me acolheu e me escolheu mais uma vez para cuidar e trabalhar por seu futuro. Obrigado!”
Além do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e da vice-prefeita Dolíres Pereira Machado – Dorinha Machado (MDB), tomaram posse os 15 vereadores eleitos: Alysson Barcelos Lima (Avante); Belmar Lacerda Silva Diniz (PT); Bruno Nepomuceno Braga – Bruno Cabeção (Avante); Carlos Geraldo Bicalho – Carlinhos Bicalho (PP); Fernando Linhares Pereira (Podemos); Geraldo Camilo Leles Pontes (Republicanos); João Cassimiro da Silva – Sassá Misericórdia (Cidadania); Marcos Vinicius Martins Dornelas (Republicanos); Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos (PT); Revetrie Silva Teixeira (MDB); Sidney de Oliveira Bernabé (PL); Sinval Jacinto Dias (PL); Thiago Araújo Moreira Bicalho – Thiago Titó (MDB); Vanderlei Cardoso Miranda (Podemos); Zuza Gino de Oliveira Veloso (Avante).
Eleição da Mesa Diretora
Durante a cerimônia, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026. Foram formadas duas chapas sendo a chapa 1: presidente Fernando Linhares, vice-presidente Sassá Misericórdia, 1º secretário Revetrie Teixeira e 2º secretário Belmar Diniz. A chapa 2 foi composta por: presidente Marquinho Dornelas, vice-presidente Leles Pontes, 1º secretário Sidney Bernabé e 2º secretário Carlinhos Bicalho.
Por oito votos a sete, a chapa 1 foi a vencedora, consagrando Fernando Linhares como presidente da Câmara por mais dois anos.
O novo governo de João Monlevade, com a experiência de ambos os políticos, promete focar em avanços administrativos e soluções para os desafios da cidade.
A população aguarda as primeiras ações e projetos da nova gestão para melhorar a qualidade de vida local e fortalecer as áreas prioritárias da administração pública.