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BR-381 deve ter novo edital de concessão lançado ainda no primeiro semestre de 2024

Foto: Reprodução/ Hoje em Dia/ Eugênio Moraes - Concessão marcada para a próxima quinta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo atraiu interesse das corretoras Opportunity e Sita - Aterpa, em nova tentativa de privatizar a “rodovia da morte”

 

O Governo Federal prevê fazer o lançamento de um novo edital para a concessão da BR-381 no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares ainda no primeiro semestre de 2024. O ministro dos Transportes, Renan Filho, se reuniu com parlamentares mineiros na Câmara dos Deputados e informou a previsão, nessa quarta-feira (6).

No mês passado, o governo adiou o leilão de concessão por falta de interessados. Técnicos apuraram que as empresas estão temerárias quanto à complexidade geológica da obra e com o fato de o edital prever desapropriações e reassentamento de cerca de 800 famílias que vivem às margens da rodovia.

A promessa do ministro é de um edital mais atrativo no próximo ano. Segundo ele, o Ministério dos Transportes está trabalhando em conjunto com o Congresso Nacional e também com o Tribunal de Contas da União para atingir esse objetivo.

“A BR-381 é a rodovia mais complexa do Brasil do ponto de vista de obras de infraestrutura de construção civil, por conta do risco geológico. Então o que eu tenho defendido é que, se tem risco alto, tem que ter uma atratividade alta também, senão isso afugenta o investidor privado, principal em um país com a taxa de juros alta”, explica Renan Filho.

Investimentos na BR-381

O edital de concessão fracassado (o terceiro em três governos diferentes) lançado este ano pelo Ministério dos Transportes previa que a iniciativa privada investisse R$ 10 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. A empresa vencedora seria a que apresentasse menor valor de cobrança da tarifa de pedágio.

O ministro não confirmou se essas condições permanecerão no próximo edital. A tendência é que parte das obras de maior complexidade sejam custeadas pelo próprio Governo Federal. Enquanto isso, o trecho da rodovia, importante ligação da capital com o Vale do Aço, continua registrando acidentes fatais e interdições. Saiba mais.

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