Ibram manifesta repúdio ao uso de mercúrio na mineração do ouro

Publicado em

 

Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) emitiu, nesta segunda-feira (13), uma nota de repúdio ao uso do mercúrio na indústria da mineração. A entidade esclareceu que as empresas de mineração industrial do ouro que são associadas a ela não utilizam mercúrio em seus processos produtivos e que investem constantemente em novas e avançadas tecnologias.

De acordo com a nota, os associados do Ibram “adotam as melhores práticas, de modo a assegurar uma operação de maneira consciente e responsável. Essas companhias atuam apenas de acordo com a lei e têm seus processos submetidos a licenciamentos, inclusive, de caráter ambiental, com alto nível de rigor, além de se submeterem a fiscalizações sequenciais pelos órgãos de controle”.

Ibram vincula uso do mercúrio ao crime

O Ibram destaca em seu comunicado que o uso descontrolado do mercúrio é atrelado à ilegalidade, especialmente a garimpos clandestinos. “Trata-se de uma ação absolutamente criminosa, em razão dos graves danos ambientais, à saúde humana e às práticas insalubres de trabalho associadas a essa substância tóxica. A mineração industrial representada pelo Ibram é precursora das boas práticas setoriais de ESG e é aliada dos agentes públicos e privados nas discussões voltadas a dinamizar e a reforçar o combate ao garimpo ilegal e a todas as suas repercussões negativas sobre o ambiente, a economia e a sociedade”, diz o comunicado.

Operação investiga empresas ligadas ao garimpo clandestino

Na última semana, Polícia Federal e o o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram a Operação Hermes (Hg) II. As equipes cumpriram mais de 30 mandados de busca e apreensão Expedidos pela Primeira Vara Federal de Campinas.

Sem Titulo 18 2
Polícia Federal investiga comércio ilegal de mercúrio em vários estados

As cidades alvo da operação são dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. A operação foi desdobramento de uma investigação que tem como alvo empresas que comercializam o mercúrio para o garimpo clandestino. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios