Especializada em soluções logísticas e operando em ferrovias, portos e terminais, a VLI fechou uma parceria com o Senai. A colaboração entre as duas empresas resultou na abertura de vagas para um curso gratuito de formação de maquinista que acontecerá em Belo Horizonte e Vitória (ES). As aulas ocorrerão de 15 de julho a 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30.
Ao todo, são 20 vagas para cada cidade, com reserva para mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), pretos e pardos. Para participar da Formação de Maquinistas da VLI, os interessados devem ser maiores de 18 anos e ter ensino médio completo. As inscrições podem ser feitas no site da companhia até domingo, 23 de junho.
Ao final da formação, os alunos receberão certificados de conclusão e farão parte do Banco de Currículos da VLI, podendo ser acionados para futuros processos seletivos.
Quais o requisitos para se inscrever no curso?
Os interessados em participar da Formação de Maquinistas da VLI devem ser maiores de 18 anos e ter Ensino Médio completo, sendo ainda necessária a apresentação dos seguintes documentos:
- Original do documento oficial de identificação com foto (RG ou CNH);
- Original do CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de conclusão do 2º grau
Trabalho como maquinista da VLI
A VLI percorre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo por meio do corredor Leste da Ferrovia Centro-Atlântica, que transporta cargas como grãos (soja e milho), fertilizantes, celulose e insumos siderúrgicos e minerais para escoamento no sistema portuário capixaba – onde a companhia movimenta aproximadamente 25 milhões de toneladas anuais, em fluxos de importação e de exportação.