A Vale 3 anunciou ao mercado nesta sexta-feira (11) a conclusão do Dique 1 A do Sistema Conceição, em Itabira. As obras foram inciadas em juno de 2023 (foto) e finalizadas antes do prazo previsto inicialmente, que era dezembro de 2024.
Com a finalização do Dique 1 A, a Vale chega à 16ª estrutura a montante eliminada, o que representa 53% do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante concluído. Com a conclusão das obras de descaracterização do Dique 1 A, será feita agora a avaliação e validação do processo pelos órgãos competentes, de acordo com a legislação vigente.
Vale diz fazer monitoramento 24h
A mineradora ainda informou que as ações previstas no plano de recuperação ambiental da área já estão em andamento e que, desde 2019, a companhia tem se comprometido a eliminar todas as suas barragens com alteamento a montante no Brasil, monitorando as estruturas 24 horas por dia por meio de seus Centros de Monitoramento Geotécnico. A Vale afirma ter investindo mais de R$ 9 bilhões no programa.
No último dia 20 de setembro, a mineradora havia anunciado a descaraterização do Dique 1 B, no mesmo Sistema Conceição. Na ocasião, a Vale também fez previsões para descaracterização de outras estruturas. Saiba mais.