Início Cidades & Mineradoras Samarco investiu 95% do rejeito arenoso em obras de descaracterização da barragem...

Samarco investiu 95% do rejeito arenoso em obras de descaracterização da barragem do Germano

De acordo com o planejamento técnico, está prevista a utilização de 16,7 milhões de toneladas desse rejeito nas obras de descaracterização da barragem

Imagem: Divulgação - Samarco investiu 95% do rejeito arenoso em obras de descaracterização da barragem do Germano

 

Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Samarco empregou 95% do rejeito arenoso gerado em seu Concentrador 3, em Mariana (MG), nas obras de descaracterização da barragem do Germano.

Esse volume representa aproximadamente 1 milhão de toneladas de rejeito. Destaca-se que as características geotécnicas desse material atendem plenamente às premissas e critérios do projeto, refletindo o compromisso da empresa com a prática sustentável.

Samarco segue termo de compromisso firmado com órgãos federais e estaduais

O avanço das obras de descaracterização da barragem do Germano pela Samarco desempenhou um papel importante nas obras de descaracterização da Cava do Germano, as quais foram finalizadas em julho do ano passado, antes do prazo estipulado no termo de compromisso firmado com órgãos federais e estaduais (outubro de 2023).

Os benefícios do rejeito arenoso são significativos, incluindo sua homogeneidade e melhor permeabilidade para conduzir o fluxo de água até a drenagem interna.

De acordo com o planejamento técnico da Samarco, está prevista a utilização de 16,7 milhões de toneladas desse rejeito nas obras de descaracterização da barragem e na proteção dos taludes da Cava do Germano, no período de 2023 a 2029.

O restante do rejeito arenoso é direcionado para a Pilha de Disposição de Estéril e Rejeito (PDER) Alegria Sul, conforme os protocolos estabelecidos.

Sair da versão mobile