Projeto Encontro levará serviços e entretenimento a comunidades atingidas por barragens em Minas

Publicado em

 

Em alusão aos cinco anos da promulgação da lei Mar de Lama Nunca Mais (Lei nº 23.291, de 25/02/2019), o Projeto Encontro foi lançado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A inciativa levará ações ambientais, culturais, educacionais, serviços e informações sobre a lei para as comunidades atingidas por barragens em Minas Gerais.

O lançamento oficial foi realizado nesta terça-feira (2), no Salão Nobre da ALMG e na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de autoridades das duas instituições, prefeitos, representantes do Governo do Estado, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.

“Além de levar informação de interesse público, o objetivo do projeto é promover os laços sociais, o convívio comunitário e o respeito ao meio ambiente, de modo a fortalecer o senso de pertencimento e autoestima dessas populações, que vêm enfrentando grandes desafios. As pessoas querem a vida normal delas de volta. O projeto representa um encontro com o amanhã, e ele será colorido”, explicou o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destaca que, para além de se buscar ações reparadoras, para coibir atividades ilegais, é preciso pensar nas pessoas: “Esse é um projeto grandioso, pois vai olhar para as pessoas que sofrem, no seu dia a dia, o peso dos impactos gerados. Nós só vamos entender do que estamos tratando quando nos colocarmos no lugar dos atingidos”

“A Assembleia Legislativa é parceira do Ministério Público de Minas Gerais nesta importante iniciativa, que pretende levar mais cidadania, serviços e informação a essas comunidades. Promover o acesso à cultura, saúde, lazer e esporte, nas diversas atividades que serão promovidas para os moradores destes municípios, é papel fundamental do Poder Público, que deve buscar cada vez mais se aproximar e levar resultados concretos para o cidadão”, enfatizou o presidente da ALMG, Deputado Tadeu Martins Leite.

A caravana do Projeto Encontro

O Projeto Encontro conta também com a parceria das prefeituras. A inciativa foi idealizada pelo do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) e é executada por meio da Plataforma Semente, com recursos de medidas compensatórias ambientais, direcionados pelos promotores de Justiça do MPMG.

Nos dias 6 e 7 de abril, a caravana do projeto chega a Nova Lima e, em seguida, segue para Barão de Cocais (13 e 14/4), Igarapé (27 e 28/4), Itatiaiuçu (18 e 19/5) e Mariana (24 e 26/5). Em cada uma delas, serão dois dias de atividades totalmente gratuitas e abertas à população nas principais praças públicas locais.

O encontro com as cidades será marcado por apresentações de companhias referências da cena cultural brasileira e que representam com as suas obras a história do povo mineiro. Entre as atrações confirmadas estão a banda Pato Fu e importantes grupos de circo e teatro de Minas Gerais: Galpão, Giramundo, Armatrux, Maria Cutia e Trampulim.

Além das atrações culturais, também serão realizadas atividades esportivas, exposições, feiras gastronômicas e de artesanato, rodas de conversa temáticas sobre violência doméstica e saúde mental, além de serviços de saúde (aferição da pressão, vacinas e testes rápidos), cuidado pessoal (corte de cabelo) e oficinas de educação ambiental (compostagem, horta e apicultura). Para as crianças, haverá rua de lazer, com contação de histórias, gincanas e brinquedos infláveis.

“A programação personalizada para cada cidade foi pensada em conjunto com o Ministério Público, a partir de uma escuta junto às comunidades. Assim, construímos diversas atividades e ações para promover o bem-estar por meio da arte, cultura, autocuidado, conhecimento e prestação de serviços. Reunir pessoas ao redor de uma apresentação musical ou peça de teatro é uma forma de promover o encontro dessa população com a sua própria história”, explica a coordenadora de produção do projeto, Juliana Sevaybricker.

Kombi sustentável 

Uma das atrações do Projeto Encontro é a kombi sustentável. O veículo retrô customizado irá servir de ponto de apoio para o MPMG e demais órgãos ligados à defesa do meio ambiente prestarem atendimentos pontuais às pessoas.

A identidade visual da kombi, também considerada uma mascote da iniciativa, foi criada pelo artista visual Conrado Almada. Ele trouxe ícones e símbolos regionais para compor a customização do veículo, como as cachoeiras e veredas, o trem e os coretos, o lobo-guará e a siriema, a religiosidade e a diversidade de manifestações culturais.

O veículo é equipado com painel de energia solar, uma mini sala de leitura e recepção em seu interior, além de uma estante onde ficarão materiais didáticos e informativos sobre conscientização, sustentabilidade e cidadania ambiental. Ela foi adaptada também para comportar uma min cafeteria, criando assim um espaço de convivência entre os participantes.

O PROJETO ENCONTRO NOS MUNICÍPIOS

1) Nova Lima: 6 e 7 de abril

2) Barão de Cocais: 13 e 14 de abril

3) Igarapé: 27 e 28 de abril

4) Itatiaiuçu: 18 e 19 de maio

5) Mariana: 21 a 26 de maio

Informações no link

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...