Em alusão aos cinco anos da promulgação da lei Mar de Lama Nunca Mais (Lei nº 23.291, de 25/02/2019), o Projeto Encontro foi lançado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A inciativa levará ações ambientais, culturais, educacionais, serviços e informações sobre a lei para as comunidades atingidas por barragens em Minas Gerais.
O lançamento oficial foi realizado nesta terça-feira (2), no Salão Nobre da ALMG e na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de autoridades das duas instituições, prefeitos, representantes do Governo do Estado, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.
“Além de levar informação de interesse público, o objetivo do projeto é promover os laços sociais, o convívio comunitário e o respeito ao meio ambiente, de modo a fortalecer o senso de pertencimento e autoestima dessas populações, que vêm enfrentando grandes desafios. As pessoas querem a vida normal delas de volta. O projeto representa um encontro com o amanhã, e ele será colorido”, explicou o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destaca que, para além de se buscar ações reparadoras, para coibir atividades ilegais, é preciso pensar nas pessoas: “Esse é um projeto grandioso, pois vai olhar para as pessoas que sofrem, no seu dia a dia, o peso dos impactos gerados. Nós só vamos entender do que estamos tratando quando nos colocarmos no lugar dos atingidos”
“A Assembleia Legislativa é parceira do Ministério Público de Minas Gerais nesta importante iniciativa, que pretende levar mais cidadania, serviços e informação a essas comunidades. Promover o acesso à cultura, saúde, lazer e esporte, nas diversas atividades que serão promovidas para os moradores destes municípios, é papel fundamental do Poder Público, que deve buscar cada vez mais se aproximar e levar resultados concretos para o cidadão”, enfatizou o presidente da ALMG, Deputado Tadeu Martins Leite.
A caravana do Projeto Encontro
O Projeto Encontro conta também com a parceria das prefeituras. A inciativa foi idealizada pelo do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) e é executada por meio da Plataforma Semente, com recursos de medidas compensatórias ambientais, direcionados pelos promotores de Justiça do MPMG.
Nos dias 6 e 7 de abril, a caravana do projeto chega a Nova Lima e, em seguida, segue para Barão de Cocais (13 e 14/4), Igarapé (27 e 28/4), Itatiaiuçu (18 e 19/5) e Mariana (24 e 26/5). Em cada uma delas, serão dois dias de atividades totalmente gratuitas e abertas à população nas principais praças públicas locais.
O encontro com as cidades será marcado por apresentações de companhias referências da cena cultural brasileira e que representam com as suas obras a história do povo mineiro. Entre as atrações confirmadas estão a banda Pato Fu e importantes grupos de circo e teatro de Minas Gerais: Galpão, Giramundo, Armatrux, Maria Cutia e Trampulim.
Além das atrações culturais, também serão realizadas atividades esportivas, exposições, feiras gastronômicas e de artesanato, rodas de conversa temáticas sobre violência doméstica e saúde mental, além de serviços de saúde (aferição da pressão, vacinas e testes rápidos), cuidado pessoal (corte de cabelo) e oficinas de educação ambiental (compostagem, horta e apicultura). Para as crianças, haverá rua de lazer, com contação de histórias, gincanas e brinquedos infláveis.
“A programação personalizada para cada cidade foi pensada em conjunto com o Ministério Público, a partir de uma escuta junto às comunidades. Assim, construímos diversas atividades e ações para promover o bem-estar por meio da arte, cultura, autocuidado, conhecimento e prestação de serviços. Reunir pessoas ao redor de uma apresentação musical ou peça de teatro é uma forma de promover o encontro dessa população com a sua própria história”, explica a coordenadora de produção do projeto, Juliana Sevaybricker.
Kombi sustentável
Uma das atrações do Projeto Encontro é a kombi sustentável. O veículo retrô customizado irá servir de ponto de apoio para o MPMG e demais órgãos ligados à defesa do meio ambiente prestarem atendimentos pontuais às pessoas.
A identidade visual da kombi, também considerada uma mascote da iniciativa, foi criada pelo artista visual Conrado Almada. Ele trouxe ícones e símbolos regionais para compor a customização do veículo, como as cachoeiras e veredas, o trem e os coretos, o lobo-guará e a siriema, a religiosidade e a diversidade de manifestações culturais.
O veículo é equipado com painel de energia solar, uma mini sala de leitura e recepção em seu interior, além de uma estante onde ficarão materiais didáticos e informativos sobre conscientização, sustentabilidade e cidadania ambiental. Ela foi adaptada também para comportar uma min cafeteria, criando assim um espaço de convivência entre os participantes.
O PROJETO ENCONTRO NOS MUNICÍPIOS
1) Nova Lima: 6 e 7 de abril
2) Barão de Cocais: 13 e 14 de abril
3) Igarapé: 27 e 28 de abril
4) Itatiaiuçu: 18 e 19 de maio
5) Mariana: 21 a 26 de maio
Informações no link