Após justiça proibir eventos na praça Tiradentes, Carnaval em Ouro Preto pode ser comprometido

Publicado em

O município de Ouro Preto, localizado na Região Central de Minas Gerais, aguarda a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) para sediar os festejos de Carnaval em Ouro Preto na Praça Tiradentes, que é o coração vibrante desta cidade histórica.

A proposta, apresentada pelo governo local, traça planos para uma configuração em menor escala em comparação com anos anteriores. Contudo, o IPHAN ainda não revisou e analisou esta proposta.

Prefeitura e Secretaria dizem que mudanças foram feitas para a realização completa no Carnaval em Ouro Preto

Em reunião realizada na terça-feira (09), Flávio Malta, secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, discutiu os planos com o IPHAN e destacou que a prefeitura está empenhada em fornecer mais banheiros químicos, implantar novos postos de atendimento emergencial, e criação de uma área de achados e perdidos nesta área para o Carnaval em Ouro Preto. A decisão final sobre as comemorações do Carnaval na Praça Tiradentes deverá ser anunciada até o final do mês.

Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, o Carnaval em Ouro Preto é realizado de forma descentralizada, com palcos montados em outros locais do centro histórico, e foram destinados 450 mil reais para sediar as festas.

Porém, eventos que ocorrem tradicionalmente na Praça Tiradentes, em que recebe uma estrutura de palco no local, não estão certos se vão acontecer.

Veja porque a justiça proibiu grandes eventos no local histórico de Ouro Preto

A Justiça Federal proibiu grandes eventos na Praça Tiradentes, coração da cidade histórica de Ouro Preto, região central de Minas Gerais, a partir de julho de 2023, depois que um curto-circuito dentro do museu causou pânico nos festivaleiros durante o inverno.

Em setembro daquele ano, a Justiça Federal cancelou um evento programado para acontecer na praça, que precisava de autorização prévia do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

O motivo do cancelamento foi o risco de incêndio no local. A Prefeitura de Ouro Preto ainda aguarda aprovação do IPHAN para realizar eventos carnavalescos na praça.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios