MPMG e Kinross assinam termo de acordo sobre acionamento indevido de alarme em 2021

Publicado em

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou, nesta quinta-feira (23), ter assinado, no último dia 16 de novembro, um Termo de Acordo com a mineradora Kinross. O termo, firmado por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), ocorreu em razão do disparo equivocado do sistema de alarme em Paracatu, no Vale do Paranaíba.

Na ocasião, registrada no dia 20 de maio de 2021, houve o disparo do sistema de alerta da barragem Eustáquio, provocando pânico junto à população atingida. À época, após esgotadas as tratativas extrajudiciais, o MPMG ajuizou Ação Civil Pública e, no decorrer do processo, as partes chegaram à solução consensual.

Conforme informou o MPMG, a atuação da promotora de Justiça Mariana Duarte Leão, da comarca de Paracatu, em conjunto com a coordenadora regional das Bacias dos Rios Paracatu, Urucuia e Abaeté, Carolina Frare Lameirinha, e com o coordenador estadual de Meio Ambiente e Mineração, Lucas Marques Trindade, garantiu a assinatura do Termo de Acordo que prevê reforço nas ações de segurança das barragens e melhorias do sistema de alerta de sirenes.

Por meio do termo, também ficou definido que a Kinross pagará R$ 3 milhões em medida compensatória ambiental. Os valores serão revertidos para o custeio de projetos de relevância socioambiental na região.

A Kinross em Paracatu

A Kinross Paracatu integra o grupo canadense Kinross Gold Corporation, presente nas Américas do Norte e do Sul, além da África. Criada em 1993, com sede no Canadá, a mineradora é responsável por cerca de 22% da produção de ouro no Brasil.

A empresa opera a mina Morro do Ouro, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, um escritório administrativo na capital mineira, e hidrelétricas em Caçu e Cachoeira Alta, em Goiás. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios