Início Cidades & Mineradoras Justiça de Santa Bárbara impede projeto de mineração na Serra do Gandarela

Justiça de Santa Bárbara impede projeto de mineração na Serra do Gandarela

Serra do Gandarela. Reprodução: Saes Advogados.

Após solicitação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça Comarca de Santa Bárbara suspendeu o projeto de mineração da empresa Nossa Senhora do Sion Ltda. 

O Parque Nacional da Serra do Gandarela está localizado na cidade de Santa Bárbara, em Minas Gerais. A região é um espaço muito importante de preservação ambiental, pois parque possui uma extensa área de vegetação nativa classificada como Mata Atlântica. A Serra é um local estratégico para as mineradoras, pois está situada ao centro do Quadrilátero Ferrífero, próximo à Cadeia do Espinhaço.

A atividade mineradora em regiões como Gandarela são proibidas por lei. No entanto, segundo o MPMG, o estado de Minas Gerais já havia concedido a licença ambiental para que a empresa Nossa Senhora do Sion LTDA iniciasse o projeto de mineração desejado.

Nesse cenário, os moradores da região se posicionaram contra a mineração no local e mobilizaram uma série de protestos. O Ministério Público de Minas Gerais solicitou à Justiça Comarca de Santa Bárbara que anulasse a licença ambiental que havia sido concedida à mineradora, mesmo que a prática classifica-se como crime ambiental.

A empresa Nossa Senhora do Sion LTDA ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

 

Sair da versão mobile