A mineração e sua importância para a transição energética foi tema de reunião entre os dirigentes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o vice-presidente Fernando Azevedo e Silva, e o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, e o vice-ministro adjunto de Política Estratégica e Inovação do Ministério de Recursos Naturais do Canadá, Frank Des Rosiers. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (19), na sede do Instituto, em Brasília (DF).
Durante a reunião, os dirigentes do IBRAM destacaram a importância dos minerais críticos e estratégicos para impulsionar a transição energética. Eles ressaltaram que esses minérios são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos para energia limpa. Além disso, enfatizaram a necessidade de expandir a produção mineral no Brasil para assegurar suprimento global.
IBRAM: tecnologia e pesquisa mineral
O IBRAM tem reforçado a necessidade de fomentar a produção desses minerais e recentemente lançou, com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o estudo “Fundamentos para políticas públicas em minerais críticos e estratégicos para o Brasil”. O trabalho propõe diretrizes para que o Estado brasileiro possa estruturar uma política voltada à produção desses minerais de forma mais acelerada.
Também participaram do encontro Stanley C. Gomes, conselheiro comercial e delegado comercial principal da embaixada do Canadá e Katrina Marsh, diretora da Divisão de Assuntos Bilaterais, Assuntos Internacionais e Intergovernamentais, Setor de Política Estratégica e Inovação do governo do Canadá.