Exposibram 2025 será realizada em Salvador, anunciam Ibram e Governo da Bahia

Publicado em

 

A cidade de Salvador, capital da Bahia, foi escolhida para sediar a edição 2025 da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos maiores eventos de mineração do mundo. Em reunião nesta terça-feira (26) com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, anunciou a decisão.

O evento é organizado anualmente, reunindo milhares de visitantes e centenas expositores nacionais e estrangeiros. A escolha da Bahia como sede, segundo o Ibram, se deve ao fato de que o estado tem crescente relevância na produção mineral, com mais de 200 municípios sediando projetos minerários e gerando um faturamento significativo.

Ainda de acordo com o Ibram, a Bahia alcançou R$ 9,7 bilhões de faturamento com a mineração em 2023 e, até 2028, serão investidos US$ 9 bilhões na mineração no estado, o que corresponde a cerca de 16% do total de investimentos do setor no Brasil.

“Realizar a EXPOSIBRAM 2025 na Bahia é reconhecer a vocação do estado para a mineração sustentável, afinada com os princípios ESG de excelência em práticas relacionadas ao meio ambiente, às pessoas e à governança”, avalia o diretor-presidente do Ibram.

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, destaca que a Bahia atualmente ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de produção mineral: “Devido às suas características geológicas, o estado baiano possui uma diversidade de minerais que nos posiciona estrategicamente no país. Receber um evento como este é, sem dúvida, motivo de satisfação”

A Exposibram pelo Brasil

A Exposibram já teve edições anteriores em Salvador, em 1993 e em 1995. A primeira edição do evento ocorreu em 1985, em São Paulo/SP. A segunda edição, em 1987, também foi realizada na capital paulista. Em 1989 e em 1991 foi a vez de Brasília sediar o evento. Desde a sétima edição da Exposibram, Belo Horizonte (MG) tornou-se a sede oficial, alternando com Belém (PA), onde foi realizada a última edição, em 2023. Clique e relembre.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...