História da mineradora Vale

Publicado em

A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, nasceu em Itabira/MG em 1º de junho de 1942. Inicialmente, a mineradora chamava-se Companhia Vale do Rio Doce e foi criada com o arrendamento da Companhia Itabira de Mineração e da Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia.

A mineradora foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 4.352/1942, em plena Segunda Guerra Mundial, com o intuito de fornecer insumos para indústria bélica. Inicialmente, a empresa chegou a ter um prazo de vida estipulado em 50 anos, porém, comemorou em 2022, 80 anos de existência.

Apesar de ter anunciado o fim da exploração de minério em Itabira para os próximos 10 anos, a empresa possui inúmeras minas espalhadas pelo Brasil, com enorme capacidade de exploração. O principal exemplo é o Projeto S11D, considerado um dos maiores do mundo, localizado no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.

Em 1997 a Companhia foi privatizada. O negócio envolveu na época mais de R$3 bilhões, com a transferência da estatal para um grupo de empresas privadas e fundos de pensão. Atualmente a Vale é uma das maiores produtoras de minério de ferro, pelotas e níquel do mundo. Hoje, o maior acionista da Vale é o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, o Previ, e fundos de investimento estrangeiros.

A história da empresa não é marcada apenas por lucros e grandes projetos. Duas tragédias ambientais, que levaram à centenas e mortes ficarão para sempre registradas. A primeira, em 2015, quando rompeu em Mariana (MG) uma barragem de rejeitos da Samarco Mineração, empresa na qual a Vale tem participação, deixando 19 mortes e centenas de desabrigados. Quatro anos depois, em janeiro de 2019, em Brumadinho (MG) oura barragem rompeu, deixando 265 mortes, sendo duas mulheres grávidas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios