Gerdau deve gerar cerca de 5 mil empregos com investimentos em Ouro Preto

Publicado em

 

A Gerdau vai investir R$ 3,2 bilhões na instalação de uma plataforma de mineração sustentável em Ouro Preto, na região Central do estado. A expectativa é a de que mais de cinco mil empregos sejam gerados com o incremento na produção da mina do distrito de Miguel Burnier.

Com o investimento, a capacidade anual de produção de minério de ferro da empresa na mina será ampliada para 5,5 milhões de toneladas. A unidade está prevista para entrar em operação no final de 2025.

A previsão é de que o minério de ferro produzido neste novo investimento seja direcionado para o abastecimento das unidades de produção de aço da Gerdau no estado – Ouro Branco, Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas.

De acordo com a empresa, o investimento compreende equipamentos e processos com as tecnologias mais modernas disponíveis, para seguir as melhores práticas de mineração. Ele contará com o método de empilhamento a seco para disposição de 100% dos rejeitos de mineração, eliminando a necessidade do uso de barragem. No entanto, o projeto prevê uso de mineroduto para o transporte do minério de ferro, método bastante criticado por entidades ligadas ao meio ambiente pelo uso de água no processo.

“Com esse novo investimento, a Gerdau reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, renovando seus laços com a população mineira, com a geração de mais de 5 mil empregos durante a implementação de nossos investimentos no estado”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

“Esta nova plataforma de mineração sustentável é, também, importante iniciativa na redução de nossas emissões de gases de efeito estufa, pois teremos um minério de alta qualidade. Reforço que este novo investimento reflete um importante avanço em nossa estratégia de longo prazo, que tem nas unidades industriais mineiras de produção de aços longos e aços planos sua grande plataforma de crescimento para os próximos anos”, completa.

O anúncio do aporte foi realizado nesta quinta-feira (15), no Museu das Minas, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a participação do governado Romeu Zema secretário de Estado de
Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, entre outras autoridades.

As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...