Estrada de Ferro Carajás terá R$ 240 milhões em investimentos para expandir 4G

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A mineradora Vale anunciou nesta semana que, em parceria com a Vivo, fará a instalação de uma infraestrutura inédita de tecnologia para ampliar o alcance do sinal de internet 4G ao longo da Estrada de Ferro Carajás. A ferrovia que interliga os estados do Maranhão e Pará, percorrendo 28 cidades, receberá um investimento de R$ 240 milhões.

De acordo com a mineradora, a iniciativa inclui a instalação de 49 novas torres de telefonia e ativação de sinal em outras 27 torres já instaladas, além da aquisição e instalação de novos equipamentos. O investimento deve ser concluído em 2025 e irá beneficiar comunidades vizinhas à ferrovia, além da operação ferroviária e o próprio Trem de Passageiros.

“Essa iniciativa está alinhada ao nosso compromisso de investir em projetos de valor compartilhado com a sociedade. Ela atende não apenas às necessidades da Vale – modernizando a tecnologia usada na troca de dados durante a circulação dos trens -, mas também das comunidades, com a oferta do sinal 4G em todo o trajeto da EFC, e ainda dos usuários do Trem de Passageiros, melhorando a conectividade na viagem”, diz o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

“Nosso projeto de rede privativa tem papel preponderante na materialização de iniciativas que aceleram a digitalização industrial, potencializando tecnologias como IoT, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics dentro da operação, transformando dados em inteligência, garantindo mais segurança, redução de custos e ganho de eficiência. E para além do avanço tecnológico dentro da operação ferroviária da Vale, as empresas vão além e compartilharão com a população os benefícios de uma conectividade de excelência em localidades de todos os municípios próximos à ferrovia”, explica o VP de Negócios da Vivo, Alex Salgado.

Estrada de Ferro mais segura do Brasil

Conforme divulgou a Vale, a nova infraestrutura de rede privativa baseada em 4G levará mais segurança e eficiência para a operação da Estrada de Ferro que já é considerada a ferrovia mais segura do Brasil pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Toda a comunicação da ferrovia de Carajás será alterada de analógica para digital, o que permitirá mais agilidade ao acesso de dados gerados pelas composições, “possibilitando a implantação de sistemas ainda mais inovadores no futuro”.

Ainda de acordo com a mineradora, o investimento na ferrovia é parte de uma iniciativa da Vale com a Vivo desde 2019, quando formalizaram um acordo para a instalação de uma rede privada 4G em suas operações. “Desde 2019, essa rede já foi implantada em Carajás, onde possibilita a operação de 22 equipamentos autônomos, entre caminhões fora de estrada e perfuratrizes, e em Itabira, onde dá apoio ao monitoramento de barragens”, explica o diretor de Tecnologia, Paulo Pires.

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