Cedec promove em Belo Horizonte seminário sobre segurança de barragens

Publicado em

 

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou em Belo Horizonte o Seminário Técnico de Segurança de Barragens. O evento reuniu, na manhã desta sexta-feira (28), representantes de diversas entidades e especialistas da área.

De acordo com os organizadores, o objetivo foi debater e compartilhar as melhores práticas para garantir a segurança das estruturas de barragens e a integridade das comunidades que vivem próximas a essas instalações. Durante o seminário foram abordados vários temas relevantes, como as estratégias de mitigação de riscos e mudanças na análise e aprovação do Plano de Ação de Emergência.

“A troca de conhecimentos entre os participantes visa aprimorar as metodologias de gestão de barragens, refletindo o compromisso contínuo com a segurança pública e ambiental”, resume o Governo de Minas.

O chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, destacou a importância da colaboração entre as entidades envolvidas: “A segurança de barragens é uma prioridade máxima para o estado de Minas Gerais. Eventos como este são fundamentais para que possamos trocar experiências, aprimorar nossas práticas e, principalmente, garantir a segurança das nossas comunidades”.

Cedec lembra importância da prevenção

Durante o evento, a prevenção e a preparação foram enfatizadas como as melhores ferramentas contra possíveis adversidades. Especialistas apresentaram iniciativas para promoção do autocuidado e atualizações na legislação de barragens.

Ao longo do dia, palestras permitiram uma interação direta entre os participantes, promovendo um ambiente de aprendizado e cooperação. Além de integrantes da Cedec, o cronograma contou com a presença do secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Leonardo Monteiro Rodrigues, e de integrantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil de  Duque de Caxias – RJ e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

“Nossa missão é fortalecer a capacidade de resposta das equipes envolvidas e garantir que todos estejam alinhados com as melhores práticas”, explicou o coronel.

Relatório sobre segurança de barragens

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou nesta quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documentocontabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país, o que represneta um aumento de 8% na comparação com o relatório de 2022.

Conforme o relatório, do total, 229 merecem atenção em relação ao quesito segurança. Entre essas barragens que ganham destaque no relatório, 52 têm a irrigação como uso principal, 44, para contenção de rejeitos de mineração; e 28, para o abastecimento humano. Os dados reunidos pela ANA apontam também que 44% das 229 estruturas já registraram algum acidente ou incidente. Somente em 2023, foram 50 ocorrências.

Seminário em Belo Horizonte será realizado entre os dias 2 e 3 de julho; Encontro promovido pelo Ibram também debaterá temas relacionados às mudanças climáticas
Foto: Ronan Fabrício/ ItaDrone – Relatório da Ana ponta 44 barragens de rejeito de mineração merecendo atenção especial

“Não houve nenhum registro de perdas humanas no ano passado, mas ainda assim é preciso acompanhar e gerir melhor essas estruturas. No relatório, há informações sobre essas ocorrências e quais medidas foram tomadas”, explica Aline Costa, que integra a coordenação de regulação de segurança de barragens da ANA.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios