Brumadinho terá rede de banda larga móvel 5G ampliada por Acordo de Reparação

Publicado em

 

Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Púbica de Minas Gerais (DP-MG) autorizaram o início da segunda etapa do projeto para ampliação da rede de banda larga móvel 5G em Brumadinho. A iniciativa é parte do projeto “Brumadinho Digital” e prevê a contratação de empresa de telefonia para implementar a tecnologia em todo o território do município e possibilitar o acesso à internet à população. O projeto só não cobre a área da represa de Conceição de Itaguá.

Conforme divulgou o Governo de Minas, a empresa contratada será responsável por instalar novas estações de celular, chamadas de Estações Rádio Base (ERBs), para implantar o sistema de telefonia. As atividades incluem a criação de planos técnicos para as estações; a instalação de locais para as antenas; a ativação das ERBs; a aceitação das ERBs e do sistema como um todo; e a gestão geral do projeto.

Reparação a Brumadinho

O projeto Brumadinho Digital é executado pela Vale com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da barragem do Córrego da Mina do Feijão. Em 2019, 272 pessoas morreram na tragédia que deixou também uma série de danos sociais, econômicos e ambientais foram consequência.

A segunda etapa do projeto tem valor estimado de R$ 22,9 milhões e o prazo para conclusão é de 2 anos e nove meses. A empresa de telefonia celular deverá cumprir compromissos relacionados à oferta de internet de alta velocidade móvel, Internet das Coisas (IoT) e tecnologia 5G. A contratação prevê que a cobertura de sinal possibilite que as pessoas que contratarem os planos possam fazer download de informações rapidamente.

Ainda segundo o Governo de minas, também está prevista a contratação de empresa gerenciadora de campo para supervisionar e garantir que a companhia telefônica faça tudo corretamente ao instalar o novo sistema. A implantação da solução está prevista para começar após um ano da ordem de início, em novembro de 2024.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios