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BR-040 pode ganhar faixa exclusiva e três novas obras para desafogar tráfego de caminhões de minérios

Imagem: Divulgação - O debate sobre a BR-040 envolve não apenas infraestrutura, mas também sustentabilidade, convivência urbana e planejamento estratégico

A BR-040 pode passar por mudanças significativas nos próximos anos, com a possibilidade de antecipação de obras em três trechos críticos e a criação de uma faixa exclusiva para caminhões entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. A proposta está sendo estudada pela EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da estrada entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, e integra as discussões do projeto “Rodovia do Minério”, articulado por diversas entidades públicas e privadas.

A ideia central é desafogar o tráfego pesado de veículos de carga, principalmente caminhões de minério, que há anos representam um gargalo logístico e de segurança em pontos estratégicos da rodovia, como o Trevo da Moeda e a Curva da Celinha, ambos em Itabirito. Esses locais, que já passaram por intervenções de segurança, devem agora ter sua capacidade ampliada. Também está em análise a duplicação antecipada de um trecho entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Projeto na BR-040 mobiliza poder público, empresas e concessionária

A proposta da EPR Via Mineira está sendo avaliada por um grupo executivo coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), dentro do projeto Rodovia do Minério. O grupo é formado por representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Advocacia-Geral do Estado (AGE), DER-MG e conta ainda com a participação de grandes empresas do setor mineral, como Vale, Gerdau, Cedro Mineração, Vallourec e outras.

As obras avaliadas para antecipação inicialmente tinham prazos previstos entre 2027 e 2030. Com a nova proposta, trechos como o Trevo da Moeda e a Curva da Celinha podem ter suas melhorias executadas antes do cronograma atual, o que traria benefícios diretos para a segurança viária. Já a duplicação entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete também pode ser adiantada, melhorando o escoamento da produção mineral da região.

Desde que assumiu a concessão da BR-040, em agosto do ano passado, a EPR Via Mineira já promoveu intervenções pontuais nos dois pontos críticos de Itabirito, resultando na eliminação de acidentes com vítimas fatais. A empresa reafirma o compromisso com as entregas previstas no contrato, que prevê a duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete até o quinto ano de operação, com extensão até Juiz de Fora nos dois anos seguintes.

Solução integrada busca equilíbrio entre mineração e mobilidade

O debate sobre a BR-040 envolve não apenas infraestrutura, mas também sustentabilidade, convivência urbana e planejamento estratégico. A criação de uma faixa preferencial para caminhões visa retirar parte do tráfego pesado dos trechos urbanos mais críticos, minimizando impactos ambientais e melhorando a fluidez do trânsito.

Além da participação técnica da EPR e dos órgãos estaduais e federais, o projeto também conta com apoio de associações como a Amig (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais) e a Amalpa (Associação dos Municípios do Alto Paraopeba), reforçando o caráter coletivo e articulado da proposta.

As decisões finais sobre antecipação das obras e implementação da faixa exclusiva devem ser anunciadas nos próximos meses, após a consolidação dos estudos técnicos e orçamentários.

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