Início Cidades & Mineradoras Avaliação de riscos e implantação de projetos chegarão a 25% dos custos...

Avaliação de riscos e implantação de projetos chegarão a 25% dos custos da mineração

Foto: Etapas devem ter aumentos de custos nos próximos cinco anos, de acordo com estudos que serão apresentados por painelistas do e-Mineração no próximo mês

 

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o e-Mineração será realizado virtualmente no próximo dia 4 de julho, reunindo especialistas para debater os mais relevantes temas no segmento. Uma das atrações é o painel sobre “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”. O assunto será tratado pelo fundador da Reta Engenharia, Ilso José de Oliveira, e o pelo sócio da Alvarez & Marsal Consultoria Em Infraestrutura Ltda., Vinicius Oliveira Daher.

De acordo com Oliveira, existem estudos que demonstram que, nos próximos cinco anos, o valor dos serviços de engenharia e construção demandados pela mineração responderão por cerca de 20% a 25% de todos os investimentos em obras industriais implantadas no Brasil. “A atividade de Implantação de Projetos industriais é, comprovadamente, uma atividade complexa, que requer um forte esforço de gestão. Estatísticas confiáveis constatam que apenas de 50% a 60% dos projetos Industriais implantados podem ser considerados projeto de sucesso total. Em torno de 40% a 50% são caracterizados como projetos com sucesso parcial ou fracassados”, destaca.

De acordo com o empresário, os dados estatísticos reforçam a existência de uma série de riscos que precisam ser pensados durante a atividade de implantação e projetos, mas os mais importantes giram em torno das questões de segurança, meio ambiente e impacto social. “Os principais riscos dizem respeito a segurança e integridade dos profissionais envolvidos, a segurança técnica das unidades e estruturas instaladas, atendimentos aos requisitos socioambientais estabelecidos na legislação pertinente, além dos riscos econômicos contemplando, prazos, custos de execução e performance operacional”, afirma.

“É preciso reconhecer que a atividade requer um esforço colaborativo já que envolve um elevado número de disciplinas, empresas e profissionais atuando simultaneamente e com atividades interdependentes. Devemos também aproveitar o Conhecimento embarcado nas empresas que atuam no segmento, também nas fases de estudos e planejamento, abrir mão deste conhecimento pode significar aumentar riscos de insucesso”, completa.

O e-Mineração

Os participantes do e-Mineração irão discutir em mais seis painéis as formas mais adequadas e modernas de implantação de projetos que serão responsáveis por boa parte dos investimentos dentro do setor nos próximos anos. O evento ocorre de forma virtual e é gratuito. Além dos painéis, haverá rodadas de negócios. Para se inscrever, clique aqui.

 

Sair da versão mobile