ANM publica resolução definindo critérios para distribuição da Cfem a municípios

Publicado em

 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou nesta quinta-feira (23) a Resolução ANM nº 143/2023. O documento detalha fórmulas de cálculo para distribuição da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) aos municípios afetados pela atividade de mineração.

“A norma regulamenta o Decreto 11.659, de 23 de agosto de 2023, que traz percentuais de distribuição dos royalties a essas localidades e revoga a Resolução ANM nº 6/2019. A novidade, trazida pela Lei 14.514, de 29 de dezembro de 2022, é a possibilidade de municípios limítrofes aos produtores de minérios e pequenos produtores receberem a parcela da CFEM de afetados sob determinadas condições”, comunica a ANM, em nota.

De acordo com a agência reguladora da mineração, a resolução foi a mais rápida que a ANM já editou, considerando as etapas regulatórias de participação social. Foram realizadas reunião participativa com as entidades representativas dos municípios, tomada de subsídios, audiência pública e contribuições por escrito. Todo esse processo levou cerca de 90 dias.

O diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, afirmou que, mesmo com dificuldades de estrutura e falta de pessoal, a agência está comprometida com a célere distribuição dos recursos aos municípios afetados: “A nova resolução representa um marco significativo, com diretrizes claras, novos critérios e metodologias de cálculo para determinar as compensações devidas aos locais impactados de forma mais justa e equitativa”.

cropped Amig municipios nao aceitam mais atual modelo de mineracao do Brasil 2
Foto: Reprodução/ Google – Resolução favorece municípios limítrofes afetados pela mineração em territórios vizinhos

Norma da ANM estabelece revisão anual de dados da Cfem

A nova resolução publicada pela ANM estabelece, também, a revisão anual dos dados relacionados aos cálculos de compensações aos entes federativos afetados. Outra norma é a divulgação, no site institucional, até 10 de maio de cada ano, da lista anual de municípios aptos a receber os recursos da Cfem.

Conforme informou a agência, a lista de municípios para a distribuição dos recursos represados referentes ao ciclo de distribuição que começou em junho de 2023 deve ser divulgada ainda nesta sexta-feira (24). No site da ANM, haverá todas as orientações para os gestores municipais.

Depois disso, ainda segundo a ANM, os entes federativos terão até dez dias para apresentar questionamentos. Eles serão avaliados pela Superintendência de Arrecadação e Fiscalização de Receitas da agência reguladora. A expectativa da ANM é que os recursos aos municípios afetados sejam distribuídos até o fim de dezembro.

Conforme o decreto do Governo Federal, as localidades afetadas pela mineração recebem em conjunto 15% da arrecadação da Cfem. Os recursos são divididos em parcelas diferentes, de acordo com o impacto da atividade sobre elas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios