Início Cidades & Mineradoras 10 municípios de Minas Gerais são finalistas do Prêmio Municípios Mineradores

10 municípios de Minas Gerais são finalistas do Prêmio Municípios Mineradores

Imagem: divulgação

Outros 14 municípios do Pará e Goiás estão na etapa final e disputam o primeiro lugar do prêmio. São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) é destaque.

A 2° edição do “Prêmio Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração” divulgou, nesta quarta-feira (12) a lista com os 24 finalistas. O prêmio foi idealizado pelo ministério de Minas e Energia (MME) e é realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O objetivo do concurso é observar e reconhecer a qualidade dos serviços que são prestados pelos municípios em relação à mineração em seu território. Os principais temas considerados são saúde, educação, infraestrutura, proteção social, meio ambiente, desenvolvimento econômico e gestão de finanças

Na categoria saúde, os municípios classificados para a final são Alto Horizonte (GO), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) e São Sebastião da Vargem Alegre (MG). Na categoria educação, os finalistas são Alto Horizonte (GO), Barro Alto (GO) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). Os indicados para a categoria meio ambiente são Itatiaiuçu, Sarzedo e São Gonçalo do Rio Abaixo, todos de Minas Gerais. Na categoria gestão, a disputa está entre os municípios mineiros Bela Vista de Minas, Itabira e Paracatu.

Os finalistas da categoria proteção social são Ouvidor (GO), Passa Tempo (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). Na categoria finanças, Canaã dos Carajás (PA), Piracema (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) protagonizam a disputa. Na última categoria, crescimento econômico, os finalistas são Canaã dos Carajás (PA), Itabirito (MG) e, novamente, São Gonçalo do Rio Abaixo (MG).

De acordo com o presidente do Ibram, Raul Jungmann, a premiação é importante para estimular boas práticas de governança.

“O prêmio é um marco histórico para o setor de mineração e, acredito, também para os municípios mineradores. A segunda edição firma mais uma vez o compromisso e apoio ao fortalecimento da gestão municipal e ao desenvolvimento dos territórios em que a mineração é realizada”

Clique no link abaixo e confira os ganhadores da última edição do prêmio.
Prêmio Municípios Mineradores 2022

 

 

 

Sair da versão mobile