Vai tomar posse como presidente da mineradora Vale, na próxima semana, o executivo Gustavo pimenta. Em comunicado realizado no último dia 26 de agosto, o nome do executivo, de 46 anos, foi anunciado oficialmente, depois da escolha feita por unanimidade pelo Conselho de Administração da empresa.
O conselho aprovou a data de 1º de outubro para o início do mandato do próximo presidente da Vale. A escolha foi resultado de um “rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional, em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis”, segundo enfatizou a mineradora.
“Estamos muito felizes e confiantes com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento. O processo sucessório evidenciou o alto nível de integridade, transparência e robustez da governança da Vale”, disse à época o Presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler.
Conforme apresentado pela Vale, Gustavo Pimenta é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Ele acumula experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, com uma carreira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Em 2021, Pimenta assumiu a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale S.A. Ele também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização. Antes de trabalhar na Vale, ele havia sido executivo da AES por 12 anos, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-presidente de Performance e Serviços da empresa. O executivo também foi Vice-Presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova Iorque.
“Agradeço a confiança do Conselho para liderar a Vale nesse novo ciclo. Vamos juntos nessa jornada, intensificando o diálogo com todos os nossos stakeholders e priorizando a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente. Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos”, disse o novo presidente.
O atual Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse estar otimista com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a empresa: “É um profissional com reconhecida competência e compromisso com a Vale do Futuro, uma Companhia que se torna mais segura e confiável a cada dia. Com Gustavo Pimenta, acredito que a Vale seguirá firme em sua jornada rumo à liderança na mineração sustentável e na criação de valor para todos os stakeholders”
Entra Pimenta, sai Bartolomeu
Com a posse de Gustavo Pimenta, o mandato de Eduardo Bartolomeo será encerrado em 30 de setembro. A mineradora destaca que Bartolomeu deixa como legado o avanço da transformação cultural da empresa, com orientação para a segurança das pessoas e operações, para a gestão de riscos e para a integridade de ativos.
De acordo com a mineradora, na gestão de Bartolomeu foi adotado um programa pioneiro de descaracterização de barragens, implementando os melhores padrões globais para a gestão das estruturas de contenção de rejeitos.
“Eduardo construiu bases sólidas para uma trajetória promissora da Companhia, promovendo a excelência operacional e posicionando a Vale de forma estratégica na jornada da descarbonização global. O Conselho de Administração da Vale agradece o empenho e a dedicação de Eduardo nos últimos cinco anos e lhe deseja sucesso em seus próximos desafios”, disse a Vale.