Saiba como contribuir com a nossa pauta, dedicada aos fatos do dia a dia das cidades da mineração e da siderurgia; Contratamos jornalista que atue em Minas Gerias e em outras partes do Brasil

Novas regras vão direcionar R$ 5,2 bilhões anuais para refino de minerais estratégicos

Publicado em

Na última sexta-feira (14), o governo federal publicou uma portaria histórica para regulamentar a emissão de debêntures incentivadas voltadas para projetos de transformação mineral, com foco na transição energética. O objetivo é direcionar investimentos para a mineração de minerais estratégicos, como cobalto, cobre, lítio, níquel e elementos de terras raras, essenciais para a produção de tecnologias limpas.

A medida prevê a emissão de títulos de dívida, conhecidos como debêntures, que podem ser adquiridos por investidores que, em contrapartida, receberão juros. O grande atrativo para esses títulos é a isenção de Imposto de Renda (IR), uma vantagem que amplia a atratividade dos investimentos. Estima-se que, com a aplicação das novas regras, o Brasil poderá captar até R$ 5,2 bilhões anuais para financiar projetos relacionados à transição energética e ao refino de minerais estratégicos.

Restrição de recursos e foco no refino e transformação dos minerais estratégicos

De acordo com a portaria, os recursos captados pelas debêntures incentivadas não poderão ser destinados integralmente à exploração mineral bruta. Apenas até 49% do total arrecadado poderá ser utilizado para gastos com lavra e desenvolvimento de minas. Essa limitação tem como objetivo garantir que a maior parte dos recursos seja investida no processo de transformação mineral, como refino e agregação de valor, etapas mais complexas da cadeia dos minerais estratégicos.

A regulamentação busca impedir que os benefícios fiscais sejam direcionados principalmente para a mineração em si, favorecendo o investimento em processos que agregam valor aos minerais extraídos, o que é crucial para o avanço da transição energética no país.

Projetos beneficiados: R$ 5,2 bilhões para o futuro

O Ministério de Minas e Energia informou que, com as novas diretrizes aos minerais estratégicos, o Brasil tem o potencial de mobilizar até R$ 5,2 bilhões por ano para investimentos em áreas-chave para a transição energética, como a produção de sulfato de níquel e cobalto, além de plantas de carbonato de lítio. Os primeiros projetos a serem beneficiados estão localizados em São Paulo (SP), Pará (PA) e Minas Gerais (MG).

Esses projetos têm como objetivo a produção de minerais estratégicos que serão utilizados em baterias de carros elétricos, painéis solares e outras tecnologias de baixo carbono, alinhando o Brasil com as metas globais de sustentabilidade.

Condições para a emissão

A portaria estabelece que os recursos provenientes das debêntures incentivadas serão destinados exclusivamente para despesas de capital, ou seja, investimentos em infraestrutura, e não para custos operacionais. Essa medida visa garantir que o foco do financiamento seja a criação de valor real nas etapas mais sofisticadas da cadeia produtiva mineral.

Os especialistas apontam que essa regulamentação é um passo importante para o desenvolvimento sustentável da indústria mineral no Brasil, além de reforçar o compromisso do país com a transição energética, que é vista como essencial para a redução das emissões de carbono e para o cumprimento das metas climáticas globais.

Matérias Relacionadas

‘As minas estão no Brasil, não em Marte’, diz diretor da Vale sobre o papel da mineração na transição energética

Kennedy Alencar, diretor da Vale, defende a mineração legal como pilar da transição energética e economia verde, destacando a importância do Brasil no fornecimento de minerais essenciais para um futuro sustentável

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Cidadão Legal’ vai emitir mil identidades em João Monlevade durante fim de semana

Todas as informações detalhadas do 'Cidadão Legal' estão disponíveis no site oficial da Câmara e no Instagram @camarajoaomonlevade

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios