Caminhão XDE260 chega ao Brasil para mineração de grande escala

Publicado em

A XCMG Brasil está ampliando seu portfólio de produtos para a mineração com a chegada do caminhão XDE260, programada para o início do segundo semestre de 2025. O modelo foi desenvolvido especialmente para operações em minas a céu aberto de grande porte e passará por testes em uma mineradora no Brasil. Já com excelente desempenho e baixo custo operacional, o XDE260 tem se destacado em diversas regiões do mundo.

Desempenho global e características inovadoras do XDE260

O caminhão XDE260 tem se mostrado altamente produtivo e eficiente em minas de diferentes continentes, como a mina de carvão Shaanxi, na China, a mina de cobre no Equador e a mina de carvão na Mongólia Interior. Em termos de horas de operação, um dos veículos já acumulou 18 mil horas de trabalho na mina de cobre Jiangxi, e outro completou 14 mil horas na mina de cobre Tibet Julong, localizada a 5.400 metros de altitude.

Com um design leve, o XDE260 contribui para a economia de combustível, com uma estimativa de economia de até 4% para cada redução de 10% no peso médio. O caminhão é equipado com um ventilador de embreagem com controle de temperatura, o que não só reduz os ruídos, mas também melhora a eficiência do consumo de combustível. Além disso, a carroceria leve do XDE260 reduz o peso morto do veículo, otimizando sua capacidade de transporte.

Eficiência, segurança e conforto nas operações de mineração

Projetado para atender às necessidades do mercado de mineração, o XDE260 garante operações seguras e eficientes. Sua cabine foi desenvolvida para proporcionar um ambiente confortável e espaçoso, atendendo aos padrões ISO ROPS/FOPS. Com uma taxa de disponibilidade superior a 90% em operações ao redor do mundo, o caminhão tem demonstrado confiabilidade.

Entre suas inovações, o XDE260 se destaca pelo sistema de frenagem dinâmica, que utiliza motores elétricos para garantir segurança e reaproveitamento de energia. As vedações do caminhão são resistentes a altas pressões e temperaturas extremas, assegurando maior durabilidade. O XDE260 também conta com placas de fricção de alto desempenho, garantindo uma frenagem suave e confiável, enquanto seu chassi rígido e motor diesel-elétrico, com 1865 kW de potência, proporcionam a robustez necessária para operações pesadas.

Com carga nominal de 240T, o XDE260 promete revolucionar o mercado de mineração, oferecendo soluções eficientes e sustentáveis para o setor.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios