Veículos de carga de grande porte não poderão circular nas rodovias de pista simples sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), nos dias 22, 23, 25, 29, 30/12 e 1/1/2024. A medida leva em conta o grande fluxo de veículos nas estradas de Minas Gerais em função das festas de fim de ano e visa proporcionar mais segurança e fluidez ao tráfego.
Conforme definiu o DER-MG, por meio da portaria 4021/23 de 15/2/2023, a medida vale para veículos da categoria Grande Porte e engloba as Combinações de Veículos de Carga – CVC, as Combinações de Transporte de Veículos – CTV e de cargas indivisíveis, entre os quais o tipo bitrens, treminhões e rodotrens.
As restrições serão nos seguintes dias e horários no feriado de Natal: sexta-feira (22) das 14 às 22h, no sábado (23) entre 6 e 12h e na segunda-feira (25) de 15 às 22h.
Já no fim de semana seguinte de Ano Novo, a restrição será na sexta-feira (29), das 14h às 22h, no sábado (30), das 6h às 12h e na segunda-feira (1º) das 15h às 22h.
Veículos flagrados burlando a lei sofrerão penalidades
Caso algum motorista seja abordado realizando deslocamentos com os veículos impedidos de circular, o infrator fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), como a perda de quatro pontos na carteira, multa e retenção do veículo até o término do horário de restrição.
“Independentemente da restrição de circulação de veículos de grande porte, o usuário tem que ter algumas precauções por causa do volume de pessoas se deslocando. Antes de viajar, é preciso revisar o automóvel (motor, lubrificantes, pneus, limpadores de para-brisa). Já durante o trajeto, obedecer às regras de circulação, não abusar da velocidade e ser prudente são atitudes que podem evitar problemas mais graves”, explica a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni.
A educadora para o trânsito ainda acrescenta que é preciso ter consciência neste período de tantas comemorações que a mistura bebida e volante pode ser fatal e estragar as festas que celebram a vida. As informações são da Agência Minas.