A cidade de Araçuaí (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, registrou a maior temperatura do país no último domingo (19), chegando a marca de 44,8°C, segundo o Instituto Meteorológico Nacional (Inmet).
O recorde anterior foi registrado em 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), 632 quilômetros ao sul de Teresina, quando a temperatura máxima foi de 44,7°C. Esta é a oitava onda de calor registrada no Brasil este ano.
Saiba quais as cidades mais quentes nos últimos dias
As temperaturas mais altas registradas pelo instituto durante a última onda de calor foram:
Araçuaí (MG) – 44,8°C em 19 de novembro
São Romão (MG) – 43,4°C em 15 de novembro
Porto Murtinho (MS) – 43,4°C em 16 de novembro
Corumbá (MS) – 43,4°C em 14 de novembro
Nos últimos dias, o centro do Brasil experimentou altas temperaturas e baixa umidade devido à grande quantidade de ar seco e às fortes chuvas.
Além disso, uma frente fria entre São Paulo e Rio de Janeiro provoca aquecimento frontal, o que intensifica as altas temperaturas.
A previsão do tempo desta semana mostra que as temperaturas começarão a cair devido às altas temperaturas no Brasil e às chuvas nos próximos dias.
De acordo com o Climatempo, assim como nos últimos dias, grande parte de Minas Gerais deverá sofrer com queda de temperatura e isolamento, como outros estados do Sudeste e partes do Centro-Oeste, onde as temperaturas máximas devem ficar abaixo de 30°C no início desta semana.