Início Minas Gerais MG lança Plantão Integrado Acolhe Minas para proteger vítimas de importunação e...

MG lança Plantão Integrado Acolhe Minas para proteger vítimas de importunação e violência sexual no Carnaval 2024

Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Plantão Acolhe Minas tem como objetivo dar atenção especial às mulheres que necessitam de apoio em situações de violência

Imagem: Pixabay - MG lança Plantão Integrado Acolhe Minas para proteger vítimas de importunação e violência sexual no Carnaval 2024

Na terça-feira (31), o governo do estado de Minas Gerais anunciou uma ação inédita para o Carnaval 2024: Plantão Integrado Acolhe Minas, iniciativa para garantir que todo Minas Gerais tenha um evento seguro.

O serviço do Plantão Integrado Acolhe Minas funcionará, de 10 a 13/2, das 10h às 19h, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) – prédio verde –,na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Conheça o Plantão Integrado Acolhe Minas para o Carnaval 2024

Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Plantão Acolhe Minas tem como objetivo dar atenção especial às mulheres que necessitam de apoio em situações de violência, principalmente em casos de assédio sexual, que é considerado o principal tipo de violência neste período.

Não só isso: forneça também um espaço seguro para obter informações sobre os direitos das mulheres e medidas preventivas para coibir casos de assédio sexual e violência.

Além dos materiais e brochuras fornecidos pelos parceiros integrados, as atividades educativas na sede e as operações da gendarmaria estiveram entre os destaques.

Os casos que envolverem vítimas menores de 18 anos serão tratados pelo Plantão do Conselho Tutelar de Belo Horizonte (Rua Rio de Janeiro, 1.187 – 8º andar – Centro – Telefone (31) 3277-1912 – Endereço eletrônico: plantaoconselhotutelar@pbh.gov.br).

Já as situações de flagrante delito, com condução do agressor, serão direcionadas à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Avenida Barbacena, 288, Barro Preto, BH, MG).

Além disso, nos casos graves e/ou de risco para a vida da mulher decorrentes de uso/abuso de álcool ou outras drogas e/ou situações mais graves de violência, a conduta será encaminhá-los, em articulação com a SES, à Rede de Atenção da Saúde de Belo Horizonte, de acordo com a especificidade de cada situação.

Sair da versão mobile