O Movimento Pró-Vidas da BR-381 comemora os importantes avanços obtidos em 2024 a partir da articulação que vem sendo feita desde 2022 por meio de membros da inciativa que reúne gestores públicos, entidades civis, entre outros. Foram realizadas 14 ações estratégicas em 2024 visando a concessão da BR-381, agora mais próxima de se tornar uma rodovia segura com as obras de duplicação que finalmente devem sair do papel. A duplicação da rodovia deverá beneficiar não só a população como toda a cadeia da mineração e da siderurgia presente entre os municípios que a margeiam.
Depois de 11 anos e 3 tentativas de leilão mal sucedidas e sem empresas interessadas, o Movimento atuou junto ao Governo Federal para avançar na concessão da rodovia BR-381. Os cooredenadores apontam como uma das principais ações a articulação da Carta Aberta endereçada ao Ministério dos Transportes, ANTT e TCU, solicitando que os órgãos fizessem alterações no edital de concessão da BR-381 para que fosse mais atrativo para as empresas.
Outra Carta Aberta foi endereçada ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando que ele determinasse ao DNIT ações no “gargalo” da saída e chegada de Belo Horizonte, com o objetivo de buscar soluções para a situação insustentável do acesso à capital mineira.
Os dois documentos foram assinados por 28 Prefeitos, 28 presidentes de Câmaras Municipais, 15 entidades empresariais, Três Associações de Municípios, Fiemg Regional Vale do Aço e SETCEMG. Ainda em 2023, membros do Movimento Pró-Vidas da BR-381 foram a Brasília se reunir com os representantes do Ministério dos Transportes, ANTT e TCU para tratar do assunto.
“Em fevereiro deste ano, o Ministro Renan Filho anunciou mudanças no edital de concessão, reduzindo o ao trecho entre Caeté a Governador Valadares (antes em Belo Horizonte/Governador Valadares) e determinando que as obras de duplicação de Caeté a Belo Horizonte fossem assumidas pelo DNIT, dividindo as em dois lotes: 8A (Caeté/Ravena), este já com empresa contratada, e 8B (Ravena/Belo Horizonte), em fase final de contratação”, celebra o coordenador do movimento, Clésio Gonçalves.
O Movimento Pró-Vidas da BR-381 e sua filosofia de atuação
O Movimento Pró Vidas da BR-381 é uma mobilização informal que foi criada em 2022, idealizado e coordenado por Clésio Oliveira Gonçalves, ex-presidente da Câmara Municipal de João Monlevade. É composto por lideranças do Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Médio Piracicaba e Grande BH. O Movimento tem contado também com a participação da AMEPI, FIEMG Regional Vale do Aço, SETCEMG, Sindicato Metabase e mais recentemente pelo CREA-MG.
Os organizadores do movimento destacam que, para que os avanços continuem acontecendo, algumas filosofias de atuação do Movimento Pró Vidas são fundamentais, tais como: união de todos; como órgãos públicos, entidades e usuários da rodovia, para ações conjuntas e não isoladas; Agir no lugar certo, na hora certa com as pessoas certas para acompanhar todas as ações necessárias, com o objetivo de não haver paralisações em nenhum momento; Atuação direta, até que 100% da rodovia BR-381 seja duplicada e transformada em rodovia da vida.
Entre as lideranças que compõem o movimento estão o Coordenador Clésio Oliveira Gonçalves; o prefeito de Nova União e Presidente da Amepi, Ailton Guimarães Rosa; o vice-presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, João Batista Alves; o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys Alves, representante do Vale do Aço, além do prefeito de Sabará, Wander Borges, representando a Grande BH; o prefeito de João Monlevade e Fundador do Movimento, Dr. Laércio Ribeiro; O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage; o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, representando o Vale do Rio Doce.
Também participam o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG), Marcos Gervásio; o Presidente do Sindicato SETCEMG / Rep. Setor de Transportes, Antônio Luís da Silva Junior, e o Presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, representante dos trabalhadores.
Mais ações em 2024
Além das ações já mencionadas, o Movimento Pró Vidas da BR-381 realizou diversas outras iniciativas ao longo de 2024, com o objetivo de acelerar a duplicação da rodovia. Entre elas, destacam-se:
– Reunião com o Diretor Geral do DNIT, Fabrício Galvão para que fossem feitas ações paliativas no “gargalo” da saída de Belo Horizonte.
– Articulação de carta aberta aos prefeitos de Belo Horizonte, Santa Luzia e Sabará, solicitando empenho para que ajudem no reassentamento das famílias que moram às margens da BR-381 na saída da capital mineira. Também foi realizada reunião com o Juiz Federal Cláudio Pina, para conhecer a tramitação dos processos de reassentamentos das famílias.
– Atuação junto ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidades e Parcerias – Pedro Bruno, e junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e FEAM, para agilizar a liberação da Licença de Instalação das obras de duplicação da BR-381.
– Fez manifesto para não haver corte no orçamento
– Atuou junto ao Diretor Geral do DER, para solicitar melhorias nas rodovias estaduais que servem de alternativas à BR-381.
– Reuniu-se com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal para verificar formas de melhorar o fluxo de veículos na saída da capital.
– Promoveu, em parceria com o SETCEMG em Belo Horizonte, o “BR-381 Corredor Estratégico do Brasil”, que teve palestra do Diretor da ANTT Guilherme Sampaio, onde falou como seria a concessão da rodovia.
– Atuou, junto ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidades e Parcerias – Pedro Bruno, para que as obras do Anel Metropolitano de Belo Horizonte começassem pela BR-381, próximo ao trevo de Ravena, com isso o usuário da BR teria mais uma opção de chegada na Capital a partir do trevo de Ravena (pela 381 ou pelo Anel Metropolitano).
– Atuou, junto ao superintendente do DNIT Antônio Gabriel e assessores, para solicitar ações paliativas no Gargalo da Saída da Capital e saber como o MOVIMENTO poderia apoiar as ações necessárias ao reassentamento de famílias residentes as margens da BR.
– Reuniu-se com o Juiz Federal Cláudio Pina para conhecer a tramitação dos processos de reassentamentos das famílias as margens da rodovia.
– Encontrou-se com o Governador Romeu Zema na inauguração da ALMG-760, em que foi solicitado agilizar o projeto e, posteriormente, asfaltar o chamado “contorno de Timóteo”, que vai ligar a BR-381 a BR-262, constituindo assim uma excelente alternativa no caso de paralisações da BR-381 entre Timóteo e Nova Era.
– Reuniu-se com o presidente do CREA-MG, Marcos Gervásio, que se colocou à disposição para participar do MOVIMENTO PRÓ-VIDAS.
– Reuniu-se com o Diretor Presidente da Nova 381 (nome da concessionária da BR) Marcelo Boaventura, para dar boas-vindas, colocar o MOVIMENTO à disposição para ações de interlocução com a comunidade e solicitar que, nas compras de materiais contratação de mão de obra, se prestigiem empresas e profissionais das cidades no entorno da rodovia.
– Fez levantamento dos pontos mais críticos da BR para entregar para o Gerente de Operações da Nova 381, Diego Dutra, para serem priorizadas nos 100 primeiros dias após assinatura do contrato.
Ações para 2025 e os próximos anos
– Trabalhar para mais ações paliativas no “gargalo” da saída de Belo Horizonte
– Acompanhar o orçamento do DNIT e eventualmente atuar para suplementa-lo se for necessário
– Criar a Rede 381
– Promover evento para apresentar as oportunidades de negócio para fornecedores de materiais, serviços e profissionais para prestar serviços à concessionária
– Acompanhar a evolução das obras na concessão, e nos lotes 8A e 8B
– Acompanhar a elaboração do projeto da chamada Variante Santa Bárbara
– Manter o site e jornal com informações sobre a obras, paralisações e etc.
– Intermediar ações que evolvam mais de um órgão (DNIT, ANTT, PRF, DER, etc.)
– Atuar junto aos prefeitos de Belo Horizonte, Sabará e Santa Luzia nas ações de desapropriações e reassentamentos
– Promover encontros com transportadoras, secretaria de saúde (ambulâncias e ônibus que se dirigem para a capital) para procurar amenizar os transtornos no período de obras.