Ministério público pede suspensão de atividades da AngloGold em MG

Publicado em

Considerada a maior produtora de ouro do país, a AngloGold Ashanti possui uma história centenária no Brasil. Nesta semana, a empresa foi acusada de omitir dados sobre as barragens do empreendimento em Nova Lima (MG).

Nesta quarta-feira (27), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) moveu uma ação civil pública contra a mineradora AngloGold Ashanti. O órgão solicita a suspensão das atividades da empresa na Planta do Queiroz, em Nova Lima (MG), até que a barragem Cocuruto e demais estruturas estejam estabilizadas. 

De acordo com o MPMG, a AngloGold teria omitido relatórios no ano passado que constavam que a barragem Cocuruto não possuía uma condição de estabilidade satisfatória. O Ministério Público também encaminhou um requerimento à Justiça solicitando a indisponibilidade de bens no valor de R$50 milhões como uma medida de compensação por danos morais coletivos.

“Por duas vezes no ano de 2022, a ré teve em mãos estudos técnicos robustos, elaborados por consultoria especializada por ela própria contratada, que indicavam a ausência de estabilidade na barragem […] Ao invés de torná-los públicos e discutir abertamente o seu teor e as providências a serem tomadas junto aos órgãos competentes, a ré simplesmente omitiu que existiam” – aponta um trecho da ação.

O caso foi apurado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que embargaram a operação após constatar a prática da mineradora. Em março, técnicos do MPMG e a Defesa Civil de Nova Lima estiveram no empreendimento e confirmaram inconsistências e irregularidades no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (Paebm).

De acordo com a AngloGold, todas as barragens da planta estão seguras, estáveis, e não recebem efluentes e rejeitos desde dezembro de 2022. A empresa afirma que atua de forma ética e transparente, além de dialogar com as autoridades competentes e monitorar as barragens constantemente.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios