Mineradora tem permissão para operar na Serra do Curral apesar de irregularidades e infrações ambientais

Publicado em

A mineradora Fleurs Global Mineração sediada em Raposos, Minas Gerais, voltará a operar na extração e beneficiamento de minério na Serra do Curral. As atividades da empresa haviam sido suspensas pelo Governo Estadual de Minas Gerais, em dezembro do ano passado.

A Fleurs Global atua em Minas Gerais desde 2018, com extração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro. No ano de 2020, a operação “Poeira Vermelha”, da Polícia Federal revelou que a mineradora não possuía permissão e licenciamento ambiental para operar. Em novembro de 2022, após emitir três laudos comprovando irregularidades na empresa, a PF indiciou a Fleurs e sua parceira Gute Sicht por mineração ilegal.

No mês seguinte, o governo de Minas suspendeu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitia a operação da mineradora na região da Serra do Curral. O TAC autorizava as atividades até que a licença ambiental fosse obtida pela Fleurs.

Embora a empresa acumule 15 autos de infração emitidos pela Secretaria de Meio Ambiente e duas tentativas de licenciamento indeferidas, as operações da Fleurs Global continuam. Neste mês, a justiça determinou que o cancelamento do TAC fosse suspenso pelo Governo Estadual. O ato de suspensão foi revogado por meio do Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 5 de janeiro. A decisão foi proferida pelo Juiz Wauner Batista Oliveira.

Após a decisão, o Governo Estadual cumpre a decisão judicial imposta. A advocacia geral do Estado, no entanto, irá recorrer da decisão.

Pronunciamento da empresa

Apesar de todas as irregularidades comprovadas em laudo pela PF, a Fleurs Global Mineração afirma que sempre atuou de forma legal e respeitando os órgãos fiscalizadores. De acordo com a empresa, a decisão judicial limiar dá segurança para sua atuação.

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios