Início Minas Gerais Minas, uma preciosidade sem igual (parte 3)

Minas, uma preciosidade sem igual (parte 3)

foto: Gemas do Brasil

Que Minas Gerais é rico e mundialmente conhecido por suas gemas (ou pedras preciosas) você, com certeza, já sabe disso. Mas quanto às preciosidades mais requisitadas pelos admiradores de minerais você saberia dizer quais são? Fica tranquilo, pois separamos aqui as pedras preciosas mais famosas e desejadas que são extraídas em solo mineiro. Vem com a gente!  

*Os seguintes minerais não são encontrados somente em Minas, mas também em outros lugares do mundo*

  • Água-marinha: Tal como o seu nome deixa a entender, a pedra água-marinha tem a cor num leve tom de azul turquesa esverdeado, deixando impossível não lembrar da cor do mar. O Brasil é o maior produtor, mas a pedra, que é considerada como a protetora das sereias, pode ser encontrada no mundo todo. Com suas variações de quase 35 cores é uma das pedras preciosas mais cobiçadas pelas mulheres. No nosso país, além das minas encontradas aqui em Minas Gerais, há também minas na Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rondônia.
images
foto: Érica Mendes
  • Alexandrita: Sendo muito apreciada e com um grande valor, a pedra alexandrita é famosa pela sua capacidade de mudar de cor de acordo com a luz em que se encontra: assume tons de verde-oliva quando está na luz natural, mas quando está em luz incandescente e de lâmpadas, obtém uma cor vermelha.
    foto: Viver Natural/Leo

     

  • Berilo: Com um brilho vítreo, sendo transparentes e translúcidos, o berilo puro é incolor, mas acaba sendo tingido por impurezas, fazendo com que ganhe tons de verde, vermelho, azul, amarelo ou branco. As variações do berilo são conhecidas em alguns outros nomes, como a verde é esmeralda, o azul água-marinha (já apresentado anteriormente).
    foto: Oficina70.com

     

  • Esmeralda: É o mineral mais nobre do berilo e uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. Encontra-se elas tanto transparentes como opacas, mas sendo a primeira as mais valiosas. No Brasil é encontrada em Itabira, em Minas Gerais, na Serra da Carnaíba, na Bahia, e em Campos Verdes, em Goiás.
    foto: Juliana Viveiros

     

  • Topázios: O topázio imperial (o de cor alaranjada) provavelmente é a pedra mais genuína brasileira, pois tem uma ocorrência basicamente nacional, mais precisamente no município de Ouro Preto, em Minas Gerais. Reconhecido principalmente em sua forma cristalina, tem uma clivagem basal perfeita. Diferentemente do imperial que é alaranjado, os mais comuns são os incolores, azuis e amarelos; quando encontrado em tom avermelhado (conhecido como cherry) se torna uma das pedras preciosas mais valiosas.

    foto: Divulgação/cidadeverde.com

Sair da versão mobile