Início Minas Gerais Minas vai decretar Estado de Emergência pelo grande número de casos de...

Minas vai decretar Estado de Emergência pelo grande número de casos de dengue em 2024

Foto: Fiocruz - Entre 1º e 22 de janeiro deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde registrou 14.557 casos confirmados para dengue e Chikungunya em Minas Gerais; Dois óbitos foram confirmados pela SES-MG

 

O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti anunciou, nesta terça-feira (23), que o governo decretará emergência de saúde em decorrência das arboviroses a partir desta semana. Foram confirmadas uma morte por dengue e uma por chikungunya em Monte Belo e Sete Lagoas, respectivamente.

Pela manhã o secretário concedeu entrevista coletiva, na qual informou que ambos os casos de óbitos registrados foram de pessoas acima de 70 anos com comorbidades. Outras cidades, como Itabira, confirmaram mortes por dengue, mas os óbitos ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

“O Estado de Minas Gerais decretará emergência em saúde para facilitar que tanto a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) quanto os municípios possam fazer contratações temporárias e a compra de insumos para combate mais rápido à dengue. Vamos publicar, até o final de semana, um decreto que permite ao gestor agilidade na tomada de decisão”, informou o secretário.

“Nós percebemos que o pico [das arboviroses] será precoce e a nossa equipe já começou a capacitar, em todas as regiões do Estado, gestores municipais de saúde, médicos e enfermeiros para podermos evitar mais óbitos por dengue, porque boa parte dos casos são mais leves e evitáveis, e, por isso, o reforço hospitalar”, complementou.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também divulgou que, até o dia 22 de janeiro, já foram 11.490 casos confirmados de dengue, 33.316 casos suspeitos e outros 14 óbitos em investigação em decorrência da doença, além de 3.067 confirmações de chikungunya, 4.353 casos prováveis e duas suspeitas de óbito pela doença. Há, também, dois casos prováveis de zika. Clique e veja o Boletim da SES-MG na íntegra.

População de Minas Gerais precisa combater os focos

Assim como ocorre com órgãos responsáveis em todos os municípios que enfrentam o problema, a SES-MG também faz um apelo à população para que ela faça sua parte, combatendo os focos de reprodução do Aedes aegipty dentro de casa. Veja abaixo as recomendações:

*Tampar os tonéis e caixas-d’água.
*Manter as calhas sempre limpas.
*Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
*Manter lixeiras bem tampadas.
*Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
*Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
*Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.
*Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Sair da versão mobile