A produção de aço bruto em Minas Gerais caiu acentuadamente no ano passado. Dados do Instituto Aço do Brasil mostram que as siderúrgicas do estado produziram 9,3 milhões de toneladas em 2023, uma queda de 7,8% em relação aos 10,1 milhões de toneladas em 2022.
As vendas de produtos semiacabados e laminados permaneceram estáveis em 9,5 milhões de toneladas.
Mesmo com queda, MG ainda lidera na produção de aço
Apesar do declínio da produção, Minas Gerais continua sendo o maior produtor de aço do Brasil. A indústria siderúrgica nacional responde por 29,3% da produção de aço bruto do país e por 32,3% das vendas de produtos semiacabados e laminados. Em comparação, as participações de mercado do segundo colocado Rio de Janeiro foram de 27% e 21,8%, respectivamente.
As maiores empresas da indústria siderúrgica brasileira possuem fábricas em Minas Gerais, o que muitas vezes explica a posição de liderança de Minas Gerais na produção. O estado abriga empresas como ArcelorMittal, Aperam, Gerdau e Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas).
Esse fator ainda pode ser o responsável pela queda da produção em Minas Gerais, pois todas essas empresas enfrentam problemas causados pela redução da demanda interna devido ao aumento das importações de aço.