Presidente do Ibram leva a pauta da mineração sustentável para o presidente do Senado

Publicado em

 

O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, se reuniu nesta segunda-feira (27) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, em Brasília, para discutir aspectos legislativos, políticos e de infraestrutura relacionados ao setor mineral. Em destaque na pauta do encontro, a necessidade de um reposicionamento do Brasil diante da demanda mundial para a transição energética, levando em conta as transformações indispensáveis ao compromisso para alcançar uma “mineração sustentável, preservadora e com responsabilidade social”.

Também esteve presente à mesa a ex-senadora Kátia Abreu, do Tocantins, ligada ao agronegócio, e o diretor de Relações Institucionais do Ibram, Rinaldo Mancin. Eles debateram sobre a procura pelo Brasil, por parte de potências como China, Estados Unidos, Rússia, Austrália, entre outros, o que consolida a mineração no contexto geopolítico mundial desde o reconhecimento de seu papel estratégico para a transição energética.

Ibram destaca dependência por minerais críticos e estratégicos

Segundo Jungmann, todos os projetos em curso para a transição energética dependem fundamentalmente de minérios críticos e estratégicos, o que torna compulsória a adoção de práticas exploratórias sintonizadas com as mudanças climáticas testemunhadas em todo o planeta.

“Sou a favor de priorizar o tema, mas sempre com a premissa de respeito ambiental e compromisso com sustentabilidade e preocupação com o social e com a distribuição de renda”, diz o diretor-presidente.

Conforme divulgado pelo Ibram, o presidente do Senado lembrou a importância do setor para o desenvolvimento de seu Estado, Minas Gerais, que lidera ao lado do Pará a produção mineral do país. Na ocasião, Pacheco aceitou convite de Jungmann para visitar o Ibram em julho e participar de outros eventos já agendados pelo instituto, ainda segundo o Ibram.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...