Presidente do Ibram leva a pauta da mineração sustentável para o presidente do Senado

Publicado em

 

O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, se reuniu nesta segunda-feira (27) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, em Brasília, para discutir aspectos legislativos, políticos e de infraestrutura relacionados ao setor mineral. Em destaque na pauta do encontro, a necessidade de um reposicionamento do Brasil diante da demanda mundial para a transição energética, levando em conta as transformações indispensáveis ao compromisso para alcançar uma “mineração sustentável, preservadora e com responsabilidade social”.

Também esteve presente à mesa a ex-senadora Kátia Abreu, do Tocantins, ligada ao agronegócio, e o diretor de Relações Institucionais do Ibram, Rinaldo Mancin. Eles debateram sobre a procura pelo Brasil, por parte de potências como China, Estados Unidos, Rússia, Austrália, entre outros, o que consolida a mineração no contexto geopolítico mundial desde o reconhecimento de seu papel estratégico para a transição energética.

Ibram destaca dependência por minerais críticos e estratégicos

Segundo Jungmann, todos os projetos em curso para a transição energética dependem fundamentalmente de minérios críticos e estratégicos, o que torna compulsória a adoção de práticas exploratórias sintonizadas com as mudanças climáticas testemunhadas em todo o planeta.

“Sou a favor de priorizar o tema, mas sempre com a premissa de respeito ambiental e compromisso com sustentabilidade e preocupação com o social e com a distribuição de renda”, diz o diretor-presidente.

Conforme divulgado pelo Ibram, o presidente do Senado lembrou a importância do setor para o desenvolvimento de seu Estado, Minas Gerais, que lidera ao lado do Pará a produção mineral do país. Na ocasião, Pacheco aceitou convite de Jungmann para visitar o Ibram em julho e participar de outros eventos já agendados pelo instituto, ainda segundo o Ibram.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios