Fiemg assina termo de cooperação técnica para desenvolvimento de sistemas de baixo carbono

Publicado em

 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT Senai), assinou um memorando de cooperação técnica com a Energy System Catapult (ESC). O acordo foi celebrado nessa quarta-feira (28), no CIT Senai, em Belo Horizonte. O evento contou com as presenças do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, do líder comercial da ESC, Felipe Cruz, e do cônsul britânico em Minas Gerais, Lucas Brown.

De acordo com a Fiemg, o termo de cooperação com CIT Senai tem o objetivo de criar um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação com as instalações, além de promover parcerias necessárias para atender às necessidades de descarbonização das indústrias mineiras. A ESC, empresa do Reino Unido, participa da ação por ser uma organização de inovação especializada em acelerar a transição para um sistema energético de baixo carbono, ou seja, que reduza emissões de CO2 na atmosfera.

Ainda de acordo com a Fiemg, a empresa trabalha em estreita colaboração com empresas, governo e academia para desenvolver soluções inovadoras e tecnologias avançadas que possam transformar a forma como gerar, armazenar e utilizar energia.

“Por meio desta parceria, iremos aperfeiçoar o intercâmbio entre as áreas de pesquisa e de inovação das duas instituições e, com isso, promover o desenvolvimento econômico regional e nacional, especialmente no âmbito da descarbonização industrial”, explicou Flávio Roscoe

Pioneirismo

Durante o evento, Felipe Cruz, da ESC, lembrou que Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina a aderir às metas da campanha Race to Zero. Entre outras iniciativas, o memorando de cooperação técnica prevê a troca de conhecimento entre Brasil e Reino Unido, por meio de missões internacionais, realizações de seminários e a identificação de empresas mineiras que possam utilizar soluções britânicas para descarbonização.

O representante da ESC destacou que a questão da descarbonização, além de ser uma emergência mundial, é também uma grande oportunidade de gerar bons negócios: “É uma chance de causar impacto positivo para os dois lados e de Minas Gerais se tomar uma liderança nacional. Estamos vivenciando uma revolução industrial verde que também é uma chance de fazermos algo positivo para as próximas gerações. Mas, para isso, precisamos unir forças com atores diversos deste ecossistema, como a iniciativa privada, academia e poder público. A assinatura deste memorando é um exemplo prático disso”.

O cônsul britânico em Minas Gerais, Lucas Brown, reforça que a pauta climática está na ordem do dia e traz possibilidades de geração de riquezas, trabalho e melhoria na qualidade de vida das pessoas: “O Reino Unido já tinha uma parceria sólida com Minas Gerais, mas agora ela está sendo expandida com a aproximação, o que pode atrair novas empresas para o estado e promover uma competição saudável com as demais federações de indústrias”.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios