Fiemg assina termo de cooperação técnica para desenvolvimento de sistemas de baixo carbono

Publicado em

 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT Senai), assinou um memorando de cooperação técnica com a Energy System Catapult (ESC). O acordo foi celebrado nessa quarta-feira (28), no CIT Senai, em Belo Horizonte. O evento contou com as presenças do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, do líder comercial da ESC, Felipe Cruz, e do cônsul britânico em Minas Gerais, Lucas Brown.

De acordo com a Fiemg, o termo de cooperação com CIT Senai tem o objetivo de criar um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação com as instalações, além de promover parcerias necessárias para atender às necessidades de descarbonização das indústrias mineiras. A ESC, empresa do Reino Unido, participa da ação por ser uma organização de inovação especializada em acelerar a transição para um sistema energético de baixo carbono, ou seja, que reduza emissões de CO2 na atmosfera.

Ainda de acordo com a Fiemg, a empresa trabalha em estreita colaboração com empresas, governo e academia para desenvolver soluções inovadoras e tecnologias avançadas que possam transformar a forma como gerar, armazenar e utilizar energia.

“Por meio desta parceria, iremos aperfeiçoar o intercâmbio entre as áreas de pesquisa e de inovação das duas instituições e, com isso, promover o desenvolvimento econômico regional e nacional, especialmente no âmbito da descarbonização industrial”, explicou Flávio Roscoe

Pioneirismo

Durante o evento, Felipe Cruz, da ESC, lembrou que Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina a aderir às metas da campanha Race to Zero. Entre outras iniciativas, o memorando de cooperação técnica prevê a troca de conhecimento entre Brasil e Reino Unido, por meio de missões internacionais, realizações de seminários e a identificação de empresas mineiras que possam utilizar soluções britânicas para descarbonização.

O representante da ESC destacou que a questão da descarbonização, além de ser uma emergência mundial, é também uma grande oportunidade de gerar bons negócios: “É uma chance de causar impacto positivo para os dois lados e de Minas Gerais se tomar uma liderança nacional. Estamos vivenciando uma revolução industrial verde que também é uma chance de fazermos algo positivo para as próximas gerações. Mas, para isso, precisamos unir forças com atores diversos deste ecossistema, como a iniciativa privada, academia e poder público. A assinatura deste memorando é um exemplo prático disso”.

O cônsul britânico em Minas Gerais, Lucas Brown, reforça que a pauta climática está na ordem do dia e traz possibilidades de geração de riquezas, trabalho e melhoria na qualidade de vida das pessoas: “O Reino Unido já tinha uma parceria sólida com Minas Gerais, mas agora ela está sendo expandida com a aproximação, o que pode atrair novas empresas para o estado e promover uma competição saudável com as demais federações de indústrias”.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...