Governo estadual lança Emergência MG com atendimento virtual

Publicado em

Na última quarta-feira (29), o governador Romeu Zema participou da inauguração do programa Emergência MG que oferece um serviço online de emergência como a Polícia Militar (190), a Polícia Civil (197) e o Corpo de Bombeiros Militar (193).

A partir de agora, o sistema está em uso na cidade de Lagoa Santa por um período experimental de 30 dias. Sua implementação se estenderá em breve a outras cidades do estado e a toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Emergência MG contará com atendimento virtual

O atendimento virtual está na vanguarda dos serviços inovadores e incentiva o esforço conjunto entre a polícia e os bombeiros por meio da comunicação por chat. Ele é acessível por meio do site customizado (www.emergencia.mg.gov.br), do MG App, que é um aplicativo de serviços do Governo de Minas Gerais e do Telegram.

Este novo projeto Emergência MG é também uma iniciativa inclusiva, pois permite que pessoas surdas chamem a polícia e os bombeiros. A interface da tecnologia permite compartilhamento seguro de localização, envio de fotos e videochamadas.

Funcionamento

No início do próximo ano, o projeto Emergência MG será expandido para outras nove cidades, também da região metropolitana, incluindo a capital Belo Horizonte. São elas: Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

A intenção é que a expansão seja gradativa e que o terceiro passo seja a implantação em 43 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas.

O MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – terá menu exclusivo para atender o cidadão que acionar o Emergência MG (190,193,197), localizado na tela inicial do aplicativo.

Por meio do app Emergência MG, será possível acessar a plataforma de interação com facilidade pois o aplicativo já envia a identificação do cidadão, simplificando o atendimento.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...