AngloGold Ashanti celebra 190 anos no Brasil investindo em sustentabilidade

Publicado em

 

A AngloGold Ashanti, indústria de maior longevidade do Brasil, celebrou nesta segunda-feira (8) seu aniversário de 190 anos. A empresa dá continuidade ao legado da Saint John Del Rey Mining Company, cujas operações foram iniciadas em 1834, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A empresa diz se basear em uma mineração responsável, com valores como “segurança, respeito e sustentabilidade”. Além do aniversário, ela também celebra a marca alcançada em 2023: o índice de 52% de redução de emissões de gases de efeito estufa, ultrapassando a meta de 30% que era prevista para 2030.

A AngloGold Ashanti também promove a eletrificação de sua frota, rumo à meta de zerar a emissão de carbono até 2050. “A companhia também foi a primeira grande produtora de ouro brasileira a adotar 100% de disposição a seco em suas operações, com eliminação do envio de rejeitos úmidos para barragens. Este ano também inovou ao implementar no escritório administrativo de Nova Lima o projeto piloto da semana de trabalho de quatro dias, sem cortes de benefícios e salários”, informa a empresa.

Investimentos da AngloGold Ashanti

Para assegurar a competitividade na indústria de mineração, a empresa anunciou o aporte de R$ 1,1 bilhão para 2024, com o objetivo de reforçar suas operações nos em Minas Gerais e Goiás. O objetivo é promover avanços tecnológicos em equipamentos e frotas, novas frentes de desenvolvimento de lavra e pesquisa mineral.

“Nossos investimentos reforçam nosso compromisso com o futuro, em busca de resultados baseados sempre na sustentabilidade”, afirma o presidente da AngloGold Ashanti na América Latina, Marcelo Pereira.

A empresa lembra que, durante seus 190 anos, passou por evoluções significativas na história da indústria e da humanidade: “viveu a primeira revolução industrial, com o uso de carvão, seguindo para o surgimento da eletricidade, quando construiu uma das primeiras hidrelétricas do país, o Sistema Rio de Peixe, em Nova Lima. Também se adaptou à chegada da era eletrônica, e agora, na indústria 4.0, com a revolução digital, conta com sistemas autônomos e monitoramentos a distância em suas operações, entre outras tecnologias”, resume.

O grupo tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, com 10 operações. A empresa tem capital aberto, com suas ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana. No Brasil, a empresa tem minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento Minas Gerais e Goiás. Em 2023, a produção de ouro da AngloGold no Brasil foi de 338 mil Oz (10,5 tons). Com cerca de 8,3 mil empregados diretos e indiretos, as operações brasileiras respondem por cerca de 13% da produção global de ouro do grupo.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios