Saae recorre a caminhões-pipa para contornar falta de água em Itabira

Publicado em

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) começou, nesta segunda-feira (20), uma força tarefa para enfrentar a crise hídrica que atinge Itabira, recorrendo ao uso de caminhões-pipa para complementar o volume de água em seus reservatórios. Se a cidade há anos discute o soluções para a indisponibilidade de água como impacto da mineração em seu território, na última semana o problema ficou ainda mais grave por conta da onda de calor que atingiu a maior parte do país.

O órgão atribui a escassez de água a fatores combinados, como falta de chuvas nos últimos meses, altas temperaturas e o elevado consumo em decorrência do calor. Além disso, os mananciais apresentam níveis bem abaixo do normal. A escassez preocupa em algumas regiões da cidade, como no caso de 13 bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos.

Segundo o Saae, a ETA Gatos trabalha com vazão média de 80 litros por segundo (l/s) e, nesse domingo (19), chegou a 30 l/s. Os caminhões-pipa são utilizados para captar água em outros pontos e levar para tratamento nessa estação. Por ela são atendidos os  bairros Bela Vista, Campestre, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, João Fortunato, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santa Inês, Santa Matilde, Santo Antônio e São Pedro.

O trabalho dos caminhões-pipa será ininterrupto, de acordo com o órgão, até que a captação atinja níveis satisfatórios. “Outra ação a ser realizada é a intensificação de manobras que consistem na regulação de registros e pressão de água nos bairros e reservatórios a fim de manter o abastecimento. No caso de locais em que as manobras não conseguem manter o abastecimento, caminhões-pipa serão direcionados para atender essa demanda, direto nas caixas d’água das residências. Esse tipo de situação deverá ser comunicada oficialmente ao Saae pelos canais oficiais de comunicação da autarquia”, informou o Saae, em nota.

ETA Pureza nov
ETA Pureza abastece 60% dos bairros de Itabira e opera com metade da vazão

Saae vai fiscalizar e notificar desperdícios

O órgão também informou que, nesta semana, o município passará a fiscalizar e notificar casos de flagrante de desperdício de água. A medida tem o objetivo de conscientizar a população sobre o uso racional da água.

O Saae ainda informou que, apesar de a crise se concentrar na ETA Gatos, a ETA Pureza também apresenta dificuldades para manter a vazão ideal. A estação (foto), responsável por 60% do abastecimento, vem operando em baixa, com vazão média de 50/55 litros, o que representa a metade da vazão normal. “A situação não é pior devido às ações realizadas pelo Saae antes do período de seca, como o alteamento da lagoa da Unifei, o desassoreamento da Pureza, por exemplo”, informa o Saae.

Serviço

Para comunicar os problemas no abastecimento de água e na rede de esgoto, o Saae disponibiliza canais do Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone 115, gratuito e 24 horas, e também o WhatsApp: (31) 3839-1330.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios