A grande quantidade de focos de incêndios florestais em Barão de Cocais nos últimos dias obrigou a Prefeitura a decretar Estado de Emergência, a exemplo do que já ocorreu em outras 136 cidades mineiras. As queimadas atingem tanto áreas da zona rural como a sede do município do Quadrilátero Ferrífero.
Com o decreto, o Executivo espera agilizar ajuda de outros entes para estruturar equipes para combater as chamas. Atualmente, brigadistas do Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE) fazem o trabalho em parceria com a Defesa Civil Municipal e aguardam a chegada de apoio.
O presidente do grupo, Uelinton Rodrigues, destaca que o momento é de somar esforços e espera que a mobilização continue com a estruturação do GRVE. “Nós voluntários jamais seremos omissos ao negar ajuda ou resgate. Mas é preciso que, a partir de tudo que estamos vivendo, tenhamos um aprendizado de realmente estruturar não só o Resgate Voluntário, mas a nossa Brigada Florestal. Estamos vivendo na pele a necessidade urgente de que essa somatória de esforços seja sempre constante, não só emergencial”, explicou.
Sobre os focos de incêndio, de 10 pontos críticos, nove foram controlados. A área queimado, no entanto, ainda não foi calculada. Os brigadistas fazem monitoramento constante, já que a seca e, muitas vezes, a ação de pessoas provocam queimadas de grandes proporções.
“Temos treinamentos junto aos bombeiros e muitos tem formação na área. Pedimos que o cidadão não tente apagar incêndios de qualquer forma. Cada um deve ser responsável pela sua segurança”, explicou o coordenador, lembrando que quem tiver disponibilidade de ser voluntário poderá receber treinamento logo que a situação crítica for superada.
Onda de calor
Um agravante para a situação é a diminuição da umidade relativa do ar provocada pela onda de calor que atinge a maior parte do Brasil durante esta semana. Somente no último fim de semana, mais de mil focos de incêndios florestais foram registrados no estado, segundo levamento do Governo de Minas. A previsão é de que as temperaturas superem os 30 graus em mais de 500 municípios mineiros, podem passar dos 40 graus em algumas regiões. Saiba mais.
Ajuda ao GRVE
O Grupo Resgate Voluntário disponibiliza a chave PIX para recebimento de doações em dinheiro, de qualquer valor. A chave PIX é o próprio CNPJ da instituição: 13.924.990/0001-04. Empresas ou oficinas mecânicas que queiram ajudar a instituição, em especial na manutenção de sua frota, podem entrar em contato pelo telefone (31) 99526-0142 ou ir até a sede do Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais, à Av. do Contorno, antiga estação ferroviária. O Resgate Voluntário está 100% regularizado e disponibiliza toda prestação de contas, segundo a instituição. As informações são de A Notícia.