IEF alerta sobre presença de onças no Parque do Rio Doce; Saiba como agir ao se deparar com elas

Publicado em

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) fez um alerta importante para visitantes e moradores do entorno do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), no Vale do Aço: há onças na região e alguns cuidados precisam ser observados para evitar situações de perigo.

Para orientar os moradores do entorno da unidade de conservação, uma equipe de servidores do Parque preparou um material informativo de como proceder e os cuidados necessários em caso de se deparar com onças pintadas nas proximidades.

O parque é, atualmente, a maior reserva de Mata Atlântica do estado de Minas Gerais e abriga uma extensa variedade de espécies de flora e fauna, dentre elas, a onça pintada. Alguns episódios de avistamento de onças pintadas foram relatados por moradores e motivaram a ação do IEF.

De acordo com o órgão, embora nunca tenham sido registrados ataques aos moradores da região, o avistamento de onças tem trazido apreensão aos moradores. O informativo orienta que, ao avistar o animal, é preciso se afastar lentamente, sem virar as costas para ele, e não tentar, de forma alguma, capturá-lo.

Também é recomendado evitar fotografar ou filmar o felino e não adentrar às áreas de mata em busca do animal, principalmente ao entardecer e durante a noite. É importante também que a população mantenha as portas dos banheiros, despensas e lavanderias de suas residências fechadas.

A cartilha também recomenda que animais domésticos sejam mantidos em local seguro, redobrando a atenção no período noturno, quando a presença das onças é mais provável. Ao alimentar os animais domésticos, deve-se evitar deixar alimentos expostos por longos períodos de tempo, especialmente durante a noite. Também é recomendado acondicionar corretamente o lixo.

Se avistar onças, chame o IEF

Quando ocorrer o avistamento, a pessoa deve sempre informar aos órgãos ambientais competentes, evitando provocar aglomerações no local. Caso o animal adentre à propriedade, a orientação é não tentar acuá-lo, afastando-se imediatamente e acionando o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Polícia Militar pelo 190 e o Ibama/IEF pelo telefone: (32) 3233-1269.

Presença de onças é indicador de qualidade ambiental

O gerente do Perd, Vinicius Moreira, explica que grandes felinos, predadores carnívoros, ainda existentes na Mata Atlântica, são motivo de esperança para estas espécies, em especial a onça pintada. “A Mata Atlântica se conflagra como um bioma completamente fragmentado, restando pouquíssimos maciços contínuos como o Perd.

Neste bioma, também se concentra cerca de 70% da população brasileira, que inequivocamente usufruem de serviços ambientais e ecossistêmicos, como a produção de água e solo para agricultura”, disse.

Sem Titulo 5 5
Foto: IEF/ Divulgação – Perd abriga a maior reserva de Mata Atlântica de  Minas Gerais

Ele observa, ainda, que as onças, em especial a onça pintada é um reconhecido indicador de qualidade ambiental, por sua exigência de ambiente ecossistemicamente equilibrado e com “saúde” para sua alimentação e reprodução.

“É preciso estabelecer, com urgência, acordos de convivência entre homem e carnívoros, como a onça pintada, que ao contrário de crenças e mitos populares, nos auxiliam na busca da recuperação de ambientes degradados, sendo indutoras do desenvolvimento de políticas públicas de criação de corredores ecológicos, reservas legais, unidades de conservação etc”, diz o gestor. As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios