Copasa começa a operar nesta quarta-feira (27) nova Estação de Tratamento de Esgoto no Vale do Aço

Publicado em

 

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) começou a operar, nesta quarta-feira (27), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Garrafa, em Santana do Paraíso. A obra no município, localizado na região metropolitana do Vale do Aço, recebeu R$ 25,5 milhões em investimentos.

De acordo com a Companhia, a nova ETE vai beneficiar diretamente cerca de 25 mil moradores com a oferta de coleta e tratamento do esgoto produzido na cidade. A cobertura desse tratamento saltará de 1,5% para cerca de 80% em Santana do Paraíso, conforme dados da estatal.

A Copasa ainda destaca que outro benefício da obra é a eliminação do esgoto in natura que antes era despejado nos mananciais da região. “O início da operação da ETE Garrafa é um marco para a cidade, pois avançaremos na cobertura dos esgotos coletados e tratados no município”, explica o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos.

“Após muito empenho e trabalho da Copasa juntamente com o poder público da cidade, podemos dizer que os cidadãos deste município terão mais saúde e qualidade de vida por meio da coleta, transporte e tratamento do esgoto, além de destacar que esta obra tem grande importância para um meio ambiente mais sustentável e equilibrado”, complementa o gestor.

Copasa destaca outros benefícios com a ETE Garrafa

Além da ETE Garrafa, composta por tratamento preliminar, lagoas anaeróbias, seguidas de lagoas facultativas, localizada próxima ao aeroporto regional Vale do Aço, também foram implantados mais de 25,4 quilômetros de interceptores de esgoto (tubulações que foram construídas ao longo dos córregos Garrafa, Águas Claras e São João para receber os esgotos das redes coletoras de esgoto), duas estações elevatórias de esgoto (uma no bairro Cidade Nova II e outra no cruzamento do córrego São João com córrego Garrafa), mais de 1,2 quilômetro de linha de recalque e mais de 3,3 quilômetros de redes coletoras de esgoto (tubulações que direcionam o esgoto coletado aos interceptores) no município.

Os investimentos permitirão o benefício direto com a coleta, transporte e tratamento de esgoto neste primeiro momento a moradores dos bairros Cidade Nova, Parque Caravelas, Parque Veneza, Residenciais Bethânia I, II, III e IV, Industrial, Chácaras do Vale e Gran Royalle. Já os moradores dos bairros Cidade Verde, Jardim Vitória, Bom Pastor e Águas Claras serão contemplados com os serviços até o início do segundo semestre de 2024.

De acordo com a Copasa, as obras de construção da ETE também geraram mais de 70 vagas temporárias de trabalho, movimentando a economia com a aquisição de materiais no comércio local. O córrego Garrafa nasce na zona rural de Santana do Paraíso, percorrendo cerca de 14 quilômetros, até desaguar no Rio Doce, ainda dentro do município.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...