Início Cidadania Acordo de Brumadinho: Semad recebe 55 novos agentes para atuar na recuperação...

Acordo de Brumadinho: Semad recebe 55 novos agentes para atuar na recuperação da Bacia do Paraopeba

Foto: Gaspar Nóbrega/ Fundação SOS Mata Atlântica - Equipe técnica desenvolverá e implementará projetos e ações de recuperação socioambiental, conforme previsto no Acordo de Reparação

 

No âmbito do Acordo de Brumadinho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) recepciona, nesta quarta-feira (14), os 55 novos profissionais contratados para ações de recuperação socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba. Eles estão reunidos desde essa terça (13) no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, para conhecer a estrutura do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Os novos contratados irão compor a equipe técnica que vai desenvolvimer e implementar projetos e ações de recuperação socioambiental da Bacia do Paraopeba. Na abertura do encontro, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, deu as boas-vindas aos profissionais e falou sobre a importância dessa força de trabalho.

“A recuperação do Paraopeba, em função do desastre de Brumadinho, é um tema muito caro ao Governo de Minas. Temos diversas ações em curso, desafios à frente e esse apoio adicional que agrega à nossa equipe de servidores é absolutamente fundamental para que possamos entregar à sociedade o que ela espera”, disse a secretária.

O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, destacou a prioridade do tema e dos ganhos a partir do reforço da equipe técnica. “Produzir a recuperação ambiental, somado ao trabalho que estamos começando também no âmbito do saneamento, é aquilo que pode mudar a realidade das pessoas que efetivamente foram atingidas e o ganho ambiental acaba sendo para toda a coletividade”, observa Rodrigues

Acordo de Brumadinho

Durante o evento, o membro do Comitê Pró-Brumadinho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Andrei Gomes Santana, fez uma apresentação sobre os termos do acordo judicial e comemorou o êxito das contratações.

“O poder público é quem estabelece os parâmetros dessa reparação. Para essa demanda extraordinária, para além de todas as competências que o Sisema já tem, nada mais justo que esse reforço das equipes”, avaliou.

Os cargos correspondem às carreiras de gestor e analista ambiental e os contratados irão trabalhar na Semad, na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), no Instituto Estadual de Florestas (IEF) e no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgãos que compõem o Sisema.

O contrato terá prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, caso ainda persista a situação de emergência que autorizou a contratação, desde que o prazo total, correspondente ao prazo do contrato original somado ao prazo da prorrogação, não exceda 24 meses.

O Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho foi assinado pelos compromitentes Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais e a mineradora Vale, responsável pela barragem do córrego da Mina do Feijão, rompida em 2019. O rompimento da barragem tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais à Bacia do Paraopeba.

Sair da versão mobile