Início Brasil Mineradora é investigada por desviar energia elétrica durante 7 anos

Mineradora é investigada por desviar energia elétrica durante 7 anos

Imagem: Pixabay - A fraude envolvendo o consumo de energia elétrica sem o devido pagamento pode resultar em penas de prisão que variam de um a cinco anos

Uma mineradora localizada em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, no Mato Grosso, está sendo investigada por furtar energia elétrica durante sete anos. A ação foi desencadeada pela Operação Energia Limpa, realizada na última segunda-feira (31) em parceria entre a concessionária Energisa e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

A energia elétrica estava registrada como desligada desde 2018, mas sinais de funcionamento da mineradora, como bebedouro com água gelada e uma geladeira com o freezer cheio de gelo, foram encontrados no local. O consumo ilegal foi comprovado por meio de uma ligação direta no padrão da empresa.

Crime com penas severas para o roubo de energia elétrica

A fraude envolvendo o consumo de energia elétrica sem o devido pagamento pode resultar em penas de prisão que variam de um a cinco anos. Durante a operação, também foi detido um funcionário de uma pedreira em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, pelo mesmo crime de furto de energia elétrica. A investigação continua, e as autoridades alertam para a seriedade das fraudes no setor de energia.

No primeiro trimestre de 2025, a Energisa prendeu 19 pessoas por crimes relacionados ao furto ou fraude de energia em Mato Grosso. Esse caso reforça a crescente fiscalização no estado e a intensificação das operações contra fraudes e furtos no setor elétrico.

Sair da versão mobile