Alerta! João Monlevade teve aumento de 88,25% dos casos de dengue em 2023

Publicado em

O número de casos de dengue em João Monlevade explodiu em 2023 em relação ao ano anterior. Números revelados pela prefeitura mostram que houve 2.736 casos da doença no ano passado e 31 em 2022, um aumento de 88,25 vezes em apenas 12 meses. Foram também detectados três casos de febre hemorrágica da dengue em 2023, em comparação com nenhum caso no ano anterior.

Chikungunya teve um registro em 2022 e 36 no ano seguinte. A administração citou a detecção do sorotipo 3 do vírus em Belo Horizonte, que não é detectado desde 2008 e que, segundo alguns estudos, está ligado às manifestações mais graves da dengue. No entanto, não houve mortes por dengue ou chikungunya em ambos os anos, nem qualquer evidência de zika, segundo a prefeitura.

Casos de dengue no Brasil também teve aumento

Em todo o país, os números também estão crescendo. Até o final de dezembro, havia 1.641.278 diagnósticos possíveis de infecção viral, dos quais 52.160 evoluíram para internação. Este número representa um aumento de 17,8% em relação ao total do ano anterior (1.393.684). A informação é do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde do Brasil estima que o número de casos de dengue no Brasil chegará a 5 milhões até 2024. O número de casos de dengue no Brasil deve chegar a 5 milhões este ano, segundo a ministra de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. A nível nacional, varia entre 1,7 milhões e 5 milhões, com uma média de 3 milhões.

João Monlevade diz que ações estão sendo tomadas

A Prefeitura de João Monlevade disse que visita regularmente as residências. Quando é detectada água parada, são aplicados larvicidas e eliminados potenciais criadouros. Locais estratégicos como cemitérios e lixões são visitados a cada 15 dias. Bombas pulverizadoras de mochila estão sendo usadas nas ruas onde foram confirmados casos de dengue.

A prefeitura também mencionou que córregos e cursos de água são constantemente limpos, mas ressaltou que o mosquito Aedes aegypti se reproduz em áreas com água parada.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios