História e Tradição: Serro – a cidade do queijo

Publicado em

Localizada na região central de Minas Gerais, o município de Serro é reconhecido por sua beleza e riqueza histórica. Leia a matéria abaixo e saiba mais sobre a história e tradição da famosa “Terra do queijo”.

O arraial que deu origem ao município de Serro surgiu em 1701. Em 2023, a cidade comemora 321 anos de sua “descoberta”. Segundo o IBGE (2021), a cidade possui 20.915 habitantes. Serro possui uma forte religiosidade e é marcada por diversas tradições mineiras, como a produção artesanal de queijos e a arquitetura colonial preservada.

Economia

O PIB de Serro é de cerca de R$272 milhões de reais. As principais atividades econômicas da cidade são, prestação de serviços, administração pública, agropecuária e indústria, respectivamente.

A mineração é uma possibilidade de atividade econômica no município. A mineradora Anglo American opera em um local muito próximo à cidade. Recentemente, a empresa Céu Aberto Mineração iniciou um projeto de exploração de minério de ferro na região. O projeto é de pequeno porte e possui capacidade produtiva de 300 mil toneladas por ano. Inicialmente, a iniciativa enfrentou grande resistência por parte dos moradores, os quais temiam os danos que poderiam ser causados pela atividade na região.

Turismo

Serro é um destino que atrai turistas do Brasil e do mundo. O conjunto arquitetônico da cidade foi tombado como patrimônio histórico material pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além das antigas construções coloniais e igrejas históricas, Milho Verde, distrito da cidade, possui uma grande riqueza natural como cachoeiras e paisagens. Confira 5 lugares imperdíveis para conhecer em Serro.

Cachoeira do Tempo Perdido

A Cachoeira do Tempo Perdido foi apelidada de Praia de Água doce. Localizada na Comunidade de Capivari, a cachoeira possui uma queda de, aproximadamente, 25 metros de altura.

Cachoeira do Tempo Perdido Ronan Soares
Cachoeira do Tempo Perdido. Foto: Ronan Soares
Centro Histórico

Além das ruas e casas encantadoras, no centrinho de Serro existem vários pontos que chamam a atenção dos turistas. A Capela de Santa Rita fica localizada no ponto mais alto do centro e possui uma linda vista da cidade e das serras que a cercam. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição também é uma parada obrigatória para quem aprecia igrejas históricas.

serro mg 00
Imagem: Reprodução | Viajali
Igreja nossa senhora da conceicao Serro
Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Imagem: Reprodução | Wikipedia
Vila Fantasma

Localizada na Serra do Carola, a Vila Fantasma é uma área repleta de casebres do século XX que se encontram abandonados. De acordo com a tradição, a vila foi construída ao redor de um Santuário dedicado à Nossa Senhora das Dores.

Vila Fantasma Marcos Tomas Cernadas
Vila Fantasma. Foto: Marcos Tomas Cernadas
Trem-Ruá Grife do Queijo

O local preserva a tradição da produção artesanal de queijos. Lá, é possível degustar queijos artesanais premiados no Brasil e no mundo e apreciar a riqueza gastronômica dos queijos produzidos na cidade.

186975179 310273577233276 2815776751226265676 n
Trem-Ruá Grife dos queijos. Imagem: Reprodução | Instagram
Serra dos Santos

A Serra dos Santos é um espaço de preservação ambiental Cercada por montanhas e cachoeiras. A serra conta com várias formações rochosas de uma beleza singular.

48068679376 e49cb9b684 c
Serra dos Santos. Imagem: Raul Lisboa
Festa de 321 anos

Em celebração ao aniversário de 321 anos da descoberta e aos 309 anos de Elevação à Vila, a prefeitura Municipal de Serro preparou uma programação de comemoração. Confira no banner abaixo.

325507623 899380411474578 4006898014572723017 n 1
Imagem: Reprodução | Instagram – Prefeitura Municipal.

 

 

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...