Início História e Tradição História e Tradição: Santa Maria de Itabira

História e Tradição: Santa Maria de Itabira

Imagem: Plantão Santamariense

No dia 31 de dezembro de 2022, Santa Maria de Itabira (SMI) completou 78 anos de emancipação política. O município está localizado no interior de Minas Gerais e sua história teve início em meados do século XIX. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre a História e Tradição de SMI.

De acordo com o último censo demográfico realizado pelo IBGE, Santa Maria de Itabira possui 10.867 habitantes. O povoado de SMI nasceu a partir dos bandeirantes que buscavam ouro na região. Aos poucos, um pequeno vilarejo foi se consolidando em torno de uma capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário de Santa Maria, a qual originou o nome da cidade oficializado no ano de 1938.

Cultura

Santa Maria de Itabira reserva uma enorme riqueza cultural para os moradores e turistas que visitam a região. A cidade é reconhecida pela gastronomia, festas religiosas, feiras de artesanatos e as tradicionais cavalgadas.

cavalgada
34° cavalgada de Santa Maria de Itabira, 2022. Imagem: Reprodução Folha Popular.

Ao longo de sua história, Santa Maria de Itabira teve três atividades produtivas e econômicas em diferentes épocas. Primeiramente, o município se destacou pela exploração do ouro. Anos depois, a cultura de café e de algodão foram as principais atividades da cidade.

Atualmente, SMI possui baixo potencial de consumo e sua principal atividade econômica é o comércio local. No entanto, o município pode passar por um significativo crescimento econômico e estrutural em função da mineração. Saiba mais sobre as possibilidades, projetos e perspectivas em: https://cidadeseminerais.com.br/mineracao-em-santa-maria-de-itabira/

 

Sair da versão mobile