Início História e Tradição História e Tradição: Itabira

História e Tradição: Itabira

Foto: Raphael Portilho

A Cidade do Ferro e da Poesia completou 174 anos em 2022. Localizada no interior de Minas Gerais, Itabira é reconhecida por ser berço da Vale e de Carlos Drummond de Andrade. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre a História e Tradição da cidade.

As expedições que chegavam à região em busca do ouro de aluvião no leito dos rios deram origem ao povoado de Itabira no ano de 1720. O nome vem do Tupi e significa “pedra que brilha”. De acordo com o censo demográfico realizado pelo IBGE em 2020, a cidade possi 120.904 habitantes.

Em 1842, nasceu a Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale) em Itabira. A exploração de minério de ferro pela Vale na região foi essencial para o crescimento econômico e o desenvolvimento estrutural da cidade, a qual passou a ser conhecida como Cidade do Ferro. Após a decadência das minas de ferro da região, a economia itabirana gira em torno do comércio e do alto potencial de consumo. O PIB da cidade, segundo o IBGE, é de R$6,8 bilhões.

Cultura e Turismo

Além da graciosidade de interior mineiro, Itabira possui pontos turísticos muito ricos estética e historicamente. Confira 5 lugares para conhecer em Itabira.

Museu de Itabira

O Museu de Itabira é uma construção do século XVIII muito valiosa historicamente. A obra sediou a primeira Câmara de Itabira e, atualmente, realiza eventos e exposições sobre a história da cidade. O Museu do Ferro foi incorporado ao atual museu.

museu pref

Museu do Tropeiro

O principal objetivo do Museu do Tropeiro é preservar e resgatar a cultura tropeira que é muito significativa para a região de Itabira. O espaço conta com um acervo de mais de 500 objetos típicos e característicos do tropeirisimo, em sua grande maioria, artesanais.

Museu do tropeiro. Foto: Prefeitura Municipal de Itabira.
Memorial Carlos Drummond de Andrade

O memorial foi inaugurado no ano de 1998 e é um espaço dedicado à memória de um dos maiores poetas do Brasil. O projeto de arquitetura do espaço foi assinado por Oscar Niemeyer e recebe cerca de 15 mil visitantes ao ano. O memorial possui um acervo muito rico de obras e exemplares do autor, fotografias, documentos e cartas familiares.

Memorial Carlos Drummond de Andrade. Foto: Reprodução Tripadvisor
Cachoeira Alta

A Cachoeira Alta é considerada uma das mais bonitas do estado de Minas Gerais. Localizada na Região do Macuco, a queda possui 110 metros de altura e é apropriada para turistas e banhistas.

Cachoeira Alta. Imagem: Reprodução Pinterest
Serra dos Alves

A Serra dos Alves é um vilarejo situado em meio às montanhas da região de Itabira rica em belezas naturais como cachoeiras, trilhas e cânions. Para os amantes de ecoturismo, a serra é um paraíso natural único.

Cachoeira do Bongue, Serra dos Alves. Foto Roneijober Andrade

Itabira é um conjunto de heranças culturais muito rico para a história de Minas Gerais e do Brasil. Além de ser berço da maior mineradora da América Latina, Itabira também é berço do poeta Carlos Drummond de Andrade. Em 1940, Drummond escreveu o poema “Confidência do Itabirano”, o qual revela sua relação de pertencimento e afeto pela cidade.

“Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.”
Carlos Drummond de Andrade

Sair da versão mobile