História e Tradição: Brumadinho completa 84 anos

Publicado em

No dia 17 de dezembro de 2022, Brumadinho celebra 84 anos de emancipação política. A cidade mineira faz parte da na região metropolitana de Belo Horizonte e possui 41.208 habitantes segundo o último censo do IBGE. Leia a matéria abaixo e saiba mais sobre História e Tradição em Brumadinho.

No século XVII, em meio à corrida dos bandeirantes em busca de ouro nas terras mineiras, um pequeno povoado foi surgindo na região do Vale do Paraopeba. Em 1917, a inauguração da linha férrea e da estação ferroviária marcou o nascimento do município que hoje conhecemos como Brumadinho. A chamada “Estrada de Ferro” possibilitou a chegada de muitos mineradores, imigrantes e comerciantes para a região e, atualmente, é um monumento histórico muito representativo para o estado de Minas Gerais. O nome “Brumadinho” tem origem no antigo povoado chamado “Brumado do Paraopeba” e nas brumas (nebulosidades, conhecidas também como serrações) características da região.

Cultura e Turismo

Brumadinho é uma forte representação da cultura mineira de interior. A cidade conta com a típica comida mineira, feiras de artesanato, produção manual de cerâmicas e a tradicional Folia de Reis.

ipatrimonio Brumadinho Brumadinho Folia de Reis Sao Sebastiao E Folia de Reis Irmandade de Nossa Senhora da Aparecida Imagem Prefeitura Municipal
Folia de reis em Brumadinho. Imagem: Prefeitura Municipal de Brumadinho.

O principal atrativo turístico de Brumadinho é o Instituto Inhotim. Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, Inhotim possui um rico acervo de obras de arte contemporânea no Brasil e atrai milhares de turistas e entusiastas de arte e arquitetura.

ACERVO DJI 0919 scaled.jpg
“Beam Drop”, do artista norte-americano Chris Burden. Imagem: Instituto Inhotim

Além de Inhotim, Brumadinho possui grande potencial turístico pela presença de igrejas históricas, áreas verdes para ecoturismo, comunidades quilombolas e muito mais.

igreja nossa senhora da piedade
Igreja Nossa Senhora da Piedade. Imagem: Folha de Brumadinho.
historia de brumadinho foto folha de brumadinho 19.1 1024x678 1
Fazenda dos Martins – Patrimônio público estadual. Imagem: Folha de Brumadinho

 

Brumadinho e Mineração

A cidade de Brumadinho nasceu da mineração. A corrida do ouro, a descoberta das reservas de minério e a exploração desses recursos fizeram com que o município se expandisse e crescesse economicamente. De acordo com dados divulgados pela Agência Brasil, mais de 60% da renda obtida em Brumadinho é proveniente da mineração.

No entanto, a mineração deixou uma cicatriz imensurável na história de Brumadinho. Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de rejeitos oriundos da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, causou a morte de 270 pessoas e deixou milhares de sonhos sob a lama. O rompimento da barragem foi considerado o segundo maior desastre industrial do século e gerou grande impacto social, econômico e ambiental para a região.

15e6170b1e9f710f5cd35c55541deab1 15798749499377 1783243706
Brumadinho após rompimento de barragem. Imagem: UFMG

Hoje, quase 4 anos após o ocorrido, as causas do acidente ainda estão sob investigação.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios