História e Tradição: 60 anos de São Gonçalo do Rio Abaixo

Publicado em

 No dia 30 de dezembro de 2022, São Gonçalo do Rio Abaixo celebra seu aniversário de 60 anos. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre a História e Tradição do município.

De acordo com o censo do IBGE de 2020, São Gonçalo do Rio Abaixo possui 11.019 habitantes. Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o município foi muito importante no processo de interiorização do país. O nome da cidade foi inspirado no padroeiro São Gonçalo do Amarante.

O povoado de São Gonçalo se formou a partir das expedições que chegavam às margens do Rio Una à procura de terras férteis e cultiváveis. O contexto histórico de fundação do município ainda reflete nas principais atividades econômicas da região que são culturas de milho e feijão, horticultura e fruticultura. A economia local também é movimentada pelo comércio local e pela atividade mineradora, a qual teve início em 2006 com a exploração de minério de ferro pela Vale.

Cultura e turismo

O potencial turístico de São Gonçalo do Rio Abaixo é uma herança cultural religiosa da cidade. O município conta com construções e igrejas antigas que contam sua história e fazem parte do patrimônio histórico cultural da cidade e de Minas Gerais.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída no século XVIII por meio de mão de obra escrava e marca o nascimento do município.

n s rosario pref
Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Imagem: Prefeitura Municipal

A Igreja de São Sebastião foi erguida no ano de 1900 após uma mobilização popular dos fiéis que reivindicavam a presença de sacerdotes para práticas religiosas diárias como confissões e celebrações.

s sebastiao pref
Igreja de São Sebastião em São Gonçalo do Rio Abaixo. Imagem: Prefeitura Municipal.
Sítio Arqueológico

A região de São Gonçalo do Rio Abaixo também possui uma enorme riqueza natural e arqueológica no sudeste do município. Tombado como Patrimônio Cultural pela prefeitura municipal, o Conjunto Natural, Paisagístico e Arqueológico da Fazenda da Demanda possui enorme importância histórica e cultural para a cidade. O sítio arqueológico possui pinturas rupestres e pequenas cavernas que retratam a passagem de comunidades nômades na região. Segundo estudos realizados, o conjunto pode ter entre dois e sete mil anos de existência.

pref
Conjunto Natural, Paisagístico e Arqueológico da Fazenda da Demanda. Imagem: Prefeitura Municipal.
Irmandade Nossa Senhora da Guia

Há mais de 10 anos, a festa de Nossa Senhora da Guia e São Jorge é uma tradição cultural em São Gonçalo do Rio Abaixo. A celebração religiosa ocorre no mês de setembro, na comunidade do Bexiga e possui três dias de duração. A imagem de Nossa Senhora da Guia percorre as ruas da comunidades cortejada pelas Guardas de Marujos Nossa Senhora da Guia, Guarda Moçambique e demais guardas da região.

Inventario de Protecao do Patrimonio Cultural 1
Festa de Nossa Senhora da Guia. Imagem: Ipatrimônio.

São Gonçalo do Rio Abaixo é história, tradição, cultura, riqueza e muito mais!

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios